Saúde

Gritar ajuda (mesmo) a aliviar a dor

Se lhe derem uma pisadela no metro à hora de ponta pode gritar com todo o pulmão já que gritar ajuda mesmo a aliviar a dor provocada no corpo, diz uma investigação da Universidade de Singapura.
Versão para impressão
Se lhe derem uma pisadela no metro à hora de ponta pode gritar com todo o pulmão. Gritar ajuda mesmo a aliviar a dor provocada no corpo, diz uma investigação da Universidade Nacional de Singapura. O estudo foi publicado no início deste ano na publicação Journal of Pain.
 
Para esclarecer se o grito é apenas um reflexo ou se realmente alivia a dor, os investigadores juntaram 56 participantes que sujeitaram a vários testes onde tinham de submergir a mão “em água dolorosamente gelada”.
 
Numa das fases, os participantes podiam gritar à vontade enquanto imergiam a mão. Noutro podiam apenas ouvir a gravação da sua própria voz a gritar “au”. Noutro momento, a emersão do membro teve de ser silenciosa. 
 
large img

Os investigadores concluíram que os participantes conseguiram manter a mão submersa mais tempo quando tinham oportunidade de gritar, do que quando estavam em silêncio ou quando ouviam uma gravação do seu grito.


“O aumento da tolerância da dor relevou estar diretamente relacionado com o efeito de vocalização”, dizem os investigadores no estudo publicado em Janeiro deste ano. 

“Estes resultados são uma primeira evidência de que a vocalização ajuda as pessoas a lidarem com a dor e que será o seu efeito no corpo que contribui para este efeito”, conclui a equipa da Universidade de Singapura.

Notícia sugerida por Maria da Luz

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório