Saúde

Gripe: Investigadores mais perto de vacina universal

Um grupo de investigadores da Mount Sinai School of Medicine, nos EUA, acaba de desenvolver uma nova vacina contra a gripe que aproxima a ciência de uma futura vacina universal capaz de eliminar a necessidade de vacinação sazonal.
Versão para impressão
Um grupo de investigadores da Mount Sinai School of Medicine, nos EUA, acaba de desenvolver uma nova vacina contra a gripe que aproxima a ciência de uma futura vacina universal capaz de eliminar a necessidade de vacinação sazonal. A novidade foi dada a conhecer na revista científica mBio.
 
Em comunicado, Peter Palese, professor e responsável do Departamento de Microbiologia daquela instituição de ensino médico, explica que “as vacinas atuais contra a gripe são eficazes unicamente contra um número limitada de estirpes do vírus”, ao passo que a nova vacina coloca os cientistas “mais perto do objetivo de criar uma vacina capaz de proteger contra múltiplas estirpes”.
 
Atualmente, a vacina sazonal contra a gripe é muito específica, tendo como “alvo” a cabeça globular da molécula de hemaglutinina (HA) presente na superfície do vírus influenza. Porém, este elemento é muito variável e muda de estirpe para estirpe, o que torna necessário reajustar a vacina todos os anos.
 
No âmbito desta investigação recente, Palese e os colegas desenvolveram uma vacina recorrendo a HA sem cabeça globular e injetaram o fármaco em ratinhos com o vírus, acompanhando o seu progresso nos 10 dias seguintes. Todos os animais a quem a vacina foi administrada sobreviveram, ao passo que os restantes morreram.
 
“Os nossos resultados sugerem que a resposta induzida pela vacina é suficientemente potente para garantir o futuro desenvolvimento de uma vacina universal contra a gripe”, congratula-se Palese, adiantando que a instituição já submeteu um pedido de patente para esta nova abordagem.
 
“Com os futuros desenvolvimentos e novos testes, prevemos que, no futuro, uma vacina única seja defesa suficiente contra as várias estirpes do vírus”, conclui.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub