Ambiente

Green Projet Awards revelam projetos sustentáveis

NULL
Versão para impressão
Já são conhecidos os vencedores dos Green Project Awards, um concurso que premeia as melhores soluções desenvolvidas em sustentabilidade em Portugal. Além de três prémios atribuídos por cada categoria da competição, foram ainda dadas cinco menções honrosas.

Os prémios foram atribuídos esta quinta-feira, dia 15, numa gala presidida pela Ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Assunção Cristas, na Culturgest.

Os grandes vencedores foram o projeto “CorkSorb” da Amorim Isolamentos, o projeto “Consumo consciente, repeita o ambiente”, da Eurest Portugal, e o “BioCombus”, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. As três ideias formam escolhidas de entre um conjunto de 104 candidaturas e 20 finalistas. 

Na categoria de Produto ou Serviço os “Sustainable Absobents” criados pela Amorim Isolamentos tencionam ser um produto líder na absorção de derrames de petróleo e hidrocarbonetos. São produzidos através de cortiça, que é um produto sustentável, e que consegue ter um grande eficácia em casos de derrames.

No que diz respeito à comunicação, a Eurest conquistou o prémio devido à sua campanha contra o desperdício de alimentos. A ação visava consciencializar a população para a redução do uso de recursos naturais e da quantidade de resíduos produzidos.

Em Investigação e Desenvolvimento, foi o projeto BioCombus que arrecadou o prémio, ao desenvolver uma linha de produção de biomassa através de resíduos da produção do azeite (Bagaço e águas russas).

Este projeto foi desenvolvido em parceria com a Cooperativa Agrícola de Olivicultores de Murça e pretende ser uma solução sustentável para a “resolução dos problemas ambientais associados aos resíduos dos lagares de azeite”, lê-se no site.  

Esta foi a 4ª edição dos Green Project Awards, organizada pela Agência Portuguesa do Ambiente. No júri estiveram representantes da Quercus, UNESCO, Universidade Técnica de Lisboa, Oikosl, entre outros.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório