Mundo

Grécia garante luz gratuita às famílias carenciadas

O novo governo da Grécia já tomou posse. Esta quarta-feira o executivo anunciou as primeiras medidas: travar privatizações, subir o salário mínimo, e garantir eletricidade gratuita para famílias carenciadas.
Versão para impressão
O novo governo da Grécia, liderado pelo partido Syriza, já tomou posse. Esta quarta-feira o executivo anunciou as primeiras medidas: travar privatizações, subir o salário mínimo, e garantir eletricidade gratuita para famílias carenciadas.
 
Este domingo o partido Syriza, formado a partir de movimentos políticos à esquerda, venceu as eleições legislativas na Grécia com a promessa de renegociar a dívida pública e por fim à austeridade que tem dominado as políticas do país.
 
O executivo liderado Alexis Tsipras cumprirá assim as primeiras promessas que o partido Syriza tem vindo a defender desde a sua formação, em 2012, segundo foi revelado no Conselho de Ministro realizado esta quarta-feira.

O novo ministro da Restruturação da Produção, do Ambiente e da Energia da Grécia, Panayiotis Lafazanis, anunciou que as privatizações de serviços públicos (eletricidade e portos marítimos) vão ser travadas, que 300 mil famílias carenciadas vão ter acesso gratuito à eletricidade e ainda que o salário mínimo vai aumentar de 580 para 750 euros


Casas sem luz duplicaram
 
Segundo informação avançada, recentemente, pelo diário grego Eleftherotypia, que citava o regulador de Energia daquele país, o número de interrupções de eletricidade por falta de pagamento mais do que duplicou entre 2008 e 2012 na Grécia.

Esta situação que afeta milhares de família levou um grupo de ativistas a realizar, clandestinamente, dezenas de intervenções repondo a eletricidade nos lares da localidade de Véria. O caso foi denunciado e chegou mesmo a barra do tribunal. A justiça acabou por absolver os benfeitores por considerar que a eletricidade é um bem essencial.
 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório