Sociedade

Governo lança linhas de apoio à economia social

A ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Helena André, anunciou esta sexta-feira a criação de três linhas de apoio à economia social: uma Linha de Crédito chamada "Social Mais", de apoio às organizações da economia social; o Programa Naciona
Versão para impressão
A ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Helena André, anunciou esta sexta-feira a criação de três linhas de apoio à economia social: uma Linha de Crédito chamada “Social Mais”, de apoio às organizações da economia social; o Programa Nacional de Microcrédito; e o novo processo “Cooperativa na Hora, que facilita da criação de cooperativas.

A linha de crédito Social Mais tem o valor de 12,5 milhões de euros e é dirigida às associações de desenvolvimento local, às cooperativas, às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), às Misericórdias, às mutualidades e outras entidades da economia social sem fins lucrativos.

O programa Nacional de Microcrédito prevê uma linha de 20 milhões de euros, para desempregados e jovens à procura do primeiro emprego que queiram iniciar o próprio negócio.

“Os limites são de 25 mil euros para as instituições e de 15 mil euros para as candidaturas individuais”, explicou a ministra citada pela Lusa.

O microcrédito é um sistema de empréstimos financeiros que estava apenas acessível através dos bancos que recebe agora uma novo impulso.

Com programa “Cooperativa na hora”, “serão simplificados os processos administrativos à semelhança do que tem sido feito na criação de empresas.

As três medidas anunciadas foram criadas pelo Conselho Nacional para a Economia Social, da responsabilidade do Governo e cujo presidente é o primeiro-ministro, José Sócrates.

Os interessados em concorrer à linha de crédito bonificado para o desenvolvimento de projetos empresariais ou sociais podem candidatar-se, de acordo com o Diário de Notícias, junto dos Centros de Emprego ou da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub