Sociedade

Governo investe 5.8 milhões na Figueira da Foz

Até ao final do ano terão inicio as obras de renovação e modernização da Docapesca na Lota da Figueira da Foz, de acordo com compromisso assinado na semana passada pelo ministro da Agricultura e das Pescas, António Serrano. As obras serão financiadas
Versão para impressão
Até ao final do ano terão inicio as obras de renovação e modernização da Docapesca na Lota da Figueira da Foz, de acordo com compromisso assinado na semana passada pelo ministro da Agricultura e das Pescas, António Serrano. As obras serão financiadas no âmbito do Programa Operacional de Pesca “PROMAR” e representam um investimento de 5,4 milhões de euros.

Para permitir um funcionamento contínuo da lota, as obras que terão uma duração de dois anos, serão faseadas. Com as obras de modernização, a Lota passará a ocupar uma área superior. A área de apoio à descarga da sardinha passará dos atuais 700m2 para 1.600 m2.

O edifício passará a dispor de 3.800 m2, onde ficarão instaladas as áreas de tratamento do peixe, embalagem, congelação e expedição, com “maior valorização e rigor das regras sanitárias”, segundo explicou o ministro António Serrano, citado pelo Diário de Coimbra.

Será ainda criada uma antecâmara com espaços climatizados que permitem o tratamento da lampreia e crustáceos vivos com tanques próprios, uma inovação que “acrescentará valor à lota”.

O ministro aproveitou para congratular a medida do governo em não ter procedido à transferência da Docapesca para privados como chegou a estar previsto, “apostando antes na sua revitalização” técnica e profissional.

O ministro aproveitou ainda para inaugurar a ampliação das novas instalações da Gialmar, uma empresa familiar em crescimento desde 1993 que tem investido na renovação constante “sem esperar pelos apoios” .

Há mais intervenções planeadas, em lotas de outros pontos do país, que totalizam um investimento superior a 12 milhões de euros, nos próximos dois anos. Mas segundo António Serrano esta é a maior pois envolve “uma ampliação muito grande” e uma “renovação de todo o espaço”.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório