Inovação e Tecnologia

Governo e REN exploram energia das ondas

O Governo assina esta quarta feira um contrato de concessão com a empresa Redes Energéticas Nacionais (REN) para o desenvolvimento de tecnologias das ondas, numa zona piloto que será explorada por um período até 45 anos. O objetivo é colocar Portugal
Versão para impressão
O Governo assina esta quarta feira um contrato de concessão com a empresa Redes Energéticas Nacionais (REN) para o desenvolvimento de tecnologias das ondas, numa zona piloto que será explorada por um período até 45 anos. O objetivo é colocar Portugal na liderança das energias renováveis.

Além dos 10 milhões de euros investidos pela REN, serão injetados mais 30 milhões para serem divididos pelos projetos de três empresas que manifestaram interesse em iniciar já a fase de testes, adiantou o secretário de Estado da Energia e da Inovação, Carlos Zorrinho, à agência Lusa.

“Estamos a partir com muito bons projetos e queremos chegar à fase comercial na primeira linha de corrida e tirando o máximo partido para Portugal”, afirmou o governante, que espera um investimento superior a mil milhões de euros, no futuro.

A Oceanlinx, a Wavebob e a Martifer Energia, S.A.

são as três empresas que vão trabalhar no desenvolvimento de uma das primeiras zonas piloto do mundo de produção energética a partir das ondas, localizada no concelho da Marinha Grande.

Espera-se que até 2020 sejam instalados 250 megawatts, para “permitir a Portugal afirmar-se como líder das energias renováveis e em particular das ondas”, segundo Carlos Zorrinho.

“Este é um domínio energético com grandes perspectivas de futuro. Queremos ter a liderança nesse domínio, por isso criámos as melhores condições para as empresas fazerem testes”, garantiu o ministro, que hoje assina o contrato de concessão na Praia de Castras, em São Pedro de Moel, juntamente com o ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, Vieira da Silva.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório