Sociedade

Governo disponível para recuar na TSU

Após a reunião de Conselho de Estado, que durou oito horas, o Governo anunciou, em comunicado, o fim do aumento da Taxa Social Única. Desta forma, a coligação entre PSD e CDS/PP sai mais reforçada.
Versão para impressão
Após a reunião desta sexta-feira do Conselho de Estado, que durou oito horas, o Governo mostrou-se disponível para encontrar alternativas ao aumento da Taxa Social Única. Na reunião, o Conselho de Estado pediu “equidade” e ” justiça” na “distribuição dos sacrifícios” e “a proteção das famílias de mais baixos rendimentos”.

Para assegurar o cumprimento dos compromissos com as instâncias internacionais, o órgão consultivo do Presidente da República defendeu também que sejam empreendidos esforços para que “o saneamento das finanças públicas e a transformação estrutural da economia melhorem as condições para a criação de emprego e preservem a coesão nacional”.

Como resposta, o Governo informou o Conselho de Estado de que está disponível para, no quadro da concertação social, “estudar alternativas” à alteração da Taxa Social Única (TSU).

Em declarações à imprensa, no fim da reunião, o secretário do Conselho de Estado, Abílio Morgado leu o comunicado de sete pontos referindo a vontade do Governo de recuar no aumento da TSU.

“O Conselho de Estado foi informado da disponibilidade do Governo para, na quadro da concertação social, estudar alternativas à alteração da TSU”, referiu Abílio Morgado. No mesmo documento, também foi garantido que “as dificuldades que poderiam afetar a solidez do Governo foram ultrapassadas.”

O Conselho de Estado esteve reunido, esta sexta-feira, sob o tema “Resposta europeia à crise da Zona Euro e situação de Portugal”.

Ao longo das oito horas em que o Conselho de Estado esteve reunido, uma manifestação à porta do Palácio de Belém ilustrava a indignação dos portugueses em relação às medidas de austeridade que têm vindo a ser aplicadas pelo Governo.

Clique AQUI para aceder ao comunicado oficial


 

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório