Cultura

Google vende antigos livros de editora francesa

A Google vai digitalizar e vender online os livros de língua francesa esgotados da editora Hachette, anunciaram as duas empresas na quarta feira. O acordo abrange entre 40 a 50 mil livros antigos, desde obras de literatura geral a obras universitária
Versão para impressão
A Google vai digitalizar e vender online os livros de língua francesa esgotados da editora Hachette, anunciaram as duas empresas na quarta feira. O acordo abrange entre 40 a 50 mil livros antigos, desde obras de literatura geral a obras universitárias, livros enciclopédicos ou de consulta.

Os fundos de catálogo da editora líder do mercado francês estarão à disposição da Google sempre que estejam esgotados nas livrarias e não haja oposição expressa do autor. As consequências económicas do acordo não serão significativas, já que a venda de livros esgotados é marginal, dirigida a estudiosos, especialistas e universitários.

Até ao momento, a gigante norte-americana enfrentava grande resistência na França e noutros países por parte de críticos, para quem a digitalização das obras era uma prática prejudicial para autores e livrarias.

Contudo, as duas empresas afirmaram em comunicado que superaram as suas divergências e “assinaram um memorando de entendimento que define os termos para que a Google digitalize os livros em francês da Hachette Livre”, dando assim total controlo à editora francesa sobre as obras que são digitalizadas, avança a AFP.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório