Inovação e Tecnologia

Google Timelapse permite viajar no tempo e no espaço

Agora já é possível viajar, no tempo e no espaço, até ao ano 1984. Timelapse é o nome da nova aplicação lançada esta quinta-feira pela Google, que permite (re)visitar várias partes do mundo, entre os anos 1984 a 2012.
Versão para impressão
Um dos sonhos da ficção científica tornou-se realidade graças à nova aplicação da Google, Timelapse, que permite viajar no tempo e no espaço. Lançada esta quinta-feira, a aplicação permite (re)visitar várias partes do mundo, entre os anos 1984 a 2012.

Com o objetivo de mostrar as mudanças do nosso planeta ao longo destes 28 anos, a Timelapse reúne milhares de imagens com alta definição obtidas pelos satélites da missão Landsat – que desde 1970 observam a Terra – e revelam os efeitos da ação da natureza e do Homem em vários pontos do globo.

A desflorestação da Amazónia, a expansão da costa do Dubai e o degelo do Alaska são alguns dos cenários que melhor ilustram as consequências destas ações e cujas alterações ao longo dos anos estão agora alcance de qualquer um.

No entanto, é possível usar o motor de pesquisa para visualizar qualquer outra parte do mundo. Ao viajar no tempo em Lisboa, por exemplo, é possível ver a cidade antes e depois da ponte Vasco da Gama.

 
No blogue oficial da Google, Rebecca Moore, do Google Earth Engine, explica que a equipa começou “a trabalhar com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) em 2009 para criar este arquivo histórico de imagens online”.

Além de ser uma ferramenta “fascinante para explorar” o globo, a equipa espera também que “possa informar a comunidade global sobre a forma como vivemos e as políticas que devemos seguir no futuro”, por exemplo, a nível ambiental.

A Timelapse resulta de uma parceria entre a Google, a NASA, a revista Time e da agência estatal U.S. Geological Survey (USGS).

Clique AQUI para aceder à aplicação Timelapse.

Notícia sugerida por Vítor Fernandes

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub