Inovação e Tecnologia

Google revela protótipo final de carro sem condutor

A Google divulgou esta semana o protótipo final do seu carro sem condutor. Até Janeiro, a empresa vai sujeitar o veículo a vários testes para, no início e 2015, colocar o automóvel a circular nas ruas da Califórnia.
Versão para impressão
A Google divulgou esta semana o protótipo final do seu carro sem condutor. Até Janeiro, a empresa vai sujeitar o veículo a vários testes para, no início e 2015, colocar o automóvel a circular nas ruas da Califórnia.

Com uma forma esférica e lugar para dois passageiros, o protótipo inclui os componentes dos carros tradicionais – como volante e travões – e também o equipamento necessário para se deslocar sem condutor.

O veículo – desenhado de raiz pela equipa da Google – está equipado com vários sensores que sondam a área circundante do percurso a 360 graus, uma camera, e dados de GPS. O carro atinge uma velocidade máxima de 40 quilómetros por hora.

“Vamos passar esta época festiva a realizar os testes e esperamos que, quando chegar o novo ano, já possam ver o carro nas ruas da Califórnia do Norte”, diz a Google numa nota emitida na página do “Google Self-Driving Car Project”.

Em Maio, a Google já tinha lançado (e testado) um protótipo semelhante mas que ainda não incluía a opção de condução manual, algo que agora foi acrescentado tal como é exigido no código da estrada da Califórnia.

O objetivo, lê-se na página do projeto, é criar um carro “tão seguro que seja possível dormir durante a viagem”.
 
Notícia sugerida por Maria Pandina

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório