Inovação e Tecnologia

Google: Pesquisa por voz e imagem no Chrome

NULL
Versão para impressão
Os utilizadores do browser Chrome já podem pesquisar na internet através de reconhecimento de voz e de imagem, anunciou a empresa no seu blog oficial. O Google anunciou ainda o lançamento do Google Instante Pages que acelera o processo de pesquisa mostrando páginas antes do utilizador terminar de escrever as palavras-chave na pesquisa.
 
O Google anunciou, esta terça-feira, que os utilizadores do browser Chrome já podem fazer pesquisa na internet através de reconhecimento de voz, desde que tenham um microfone ligado ou incorporado ao computador.
 
Para isso, basta clicar no pequeno ícone de microfone que surge na pesquisa do Google e dizer em voz alta o que se quer pesquisar. Por enquanto, esta opção – que já existia nos smartphones – só funciona na língua inglesa mas em breve outras línguas estarão disponíveis.

 

Outra novidade é a pesquisa por imagem que permite aos utilizadores – clicando no pequeno ícone de máquina fotografia que surge na página de pesquisa – fazerem o upload ou inserirem o URL de determinada foto e pedir ao Google que a identifique.

Esta opção é particularmente útil para locais emblemáticos, paisagens famosas, quadros de pintores conhecidos ou animais. Também só está disponível para o browser Chrome mas funciona em 40 línguas distintas. [Veja clicando no link acima como funciona esta nova opção].
 
Um clique no botão direito do rato sobre uma foto – nos sistemas Chrome e Mozilla – dará ainda a possibilidade de encontrar resultados relacionados com essa imagem no Google.
 
Finalmente, para acelerar o processo geral de pesquisa, o Google lançou o Google Instant Pages, um upgrade da opção Google Instant (lançada no ano passado e que antecipa o que o utilizador escreve na pesquisa), que vai mostrando automaticamente resultados de páginas relacionadas com a pesquisa à medida que se escreve as palavras-chave.

Clique AQUI para aceder ao blog oficial do Google.

[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório