Inovação e Tecnologia

Google filma viagens nas linhas férreas portuguesas

Algumas das mais bonitas paisagens ferroviárias portuguesas vão poder, em breve, ser vistas por internautas do mundo inteiro através da Internet. Tudo graças a uma parceria entre o Grupo CP, a REFER e a multinacional norte-americana Google.
Versão para impressão
Algumas das mais bonitas paisagens ferroviárias portuguesas vão poder, em breve, ser vistas por internautas do mundo inteiro através da Internet. Tudo graças a uma parceria entre o Grupo CP, a REFER e a multinacional norte-americana Google, que inicia, esta semana, a recolha de imagens a 360º de várias linhas férreas nacionais.
 
As imagens vão ser disponibilizadas na plataforma 'Google Street View', transformando Portugal no segundo país europeu a ver, neste serviço, as suas linhas férreas, um destaque que, até agora, tinha apenas sido dado a uma linha ferroviária nos Alpes suíços filmada pela Google em 2012.
 
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a REFER – Rede Ferroviária Nacional explica que a concretização das operações de filmagem, inédita em Portugal, vai envolver “a circulação de uma composição ferroviária constituída por um vagão plataforma, da CP Carga, com um equipamento especial de recolha de imagens da Google que será impelido por uma locomotiva”.
 
As linhas do Douro e de Cascais são as que vão receber o maior destaque no percurso de cerca de 700 quilómetros que esta composição vai realizar, “dado que já são consideradas duas das linhas ferroviárias mais belas do mundo, constituindo dois fortes atrativos turísticos portugueses”, justifica a empresa.
 
“A CP, a REFER e a Google acreditam que esta iniciativa, que permite uma perspetiva inédita de regiões de elevado potencial turístico, algumas já classificadas como Património da Humanidade pela UNESCO, vai contribuir para a promoção do caminho-de-ferro e para o desenvolvimento do setor do turismo em Portugal”, acrescenta o comunicado.
 
O projeto insere-se no programa “Trekker Loan” da Google, que permite às entidades interessadas a candidatura ao empréstimo do equipamento de filmagem para captação de imagens em zonas de difícil acesso e com interesse turístico ou histórico.
 
De acordo com a REFER, as imagens recolhidas serão posteriormente tratadas por técnicos da Google, sendo previsível a sua disponibilização no 'Google Street View' nos próximos meses.

Notícia sugerida por Maria Pandina

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório