Inovação e Tecnologia

Google Earth: Alunos lusos criam rede social inovadora

NULL
Versão para impressão

A youbeQ (www.youbeq.com) é uma nova rede social a 3 dimensões e representa um passo em frente no interface gráfico das redes sociais porque representa a realidade como nenhuma outra plataforma. A rede – a primeira a correr no Google Earth – foi desenvolvida, de raiz, pela iNovmapping, formada por ex-alunos da Faculdade de Letras de Coimbra. Após os primeiros dias de lançamento, a rede conta já com utilizadores oriundos de 83 países.
 
“O que nos distingue de redes sociais como o facebook ou linkedin é a forma como fazemos o contacto social. Na youbeQ, a abordagem é feita de forma inovadora porque é estabelecida uma relação das pessoas com os locais, permitindo conhecer o mundo através de viagens virtuais.Estamos perante uma rede muito intuitiva, o mais próxima possível da realidade”, explica em comunicado o responsável da iNovmapping, Rogério Coelho.
 
Enquanto no facebook são criadas páginas de uma instituição ou de um local, na YoubeQ os locais, os monumentos sãoa presentados em 3D. A “entrada” na rede tem como cenário o Central Park, Nova Iorque, e o utilizador está representado através de um avatar. A partir daqui começa a viagem. Assim, ao percorrer o local vai cruzar-se com todos os outros avatares (utilizadores) que no momento estejam também no Central Park, podendo iniciar amizades.
 
Outra das características que torna esta rede social inovadora é o facto de, em qualquer momento, o utilizador poder “teleportar-se” para qualquer outro ponto do planeta ou convidar um amigo que está na China, por exemplo, a “teleportar-se” para uma determinada cidade e efetuarem uma visita em conjunto permitindo a troca de impressões sobre os locais visitados.
 
Em suma, afirma Rogério Coelho, “a YoubeQ permite explorar o mundo rodeado de outras pessoas que o vão ajudar a saber mais sobre os mais diversos locais do planeta terra, num ambiente 3D, com base no Google Earth. Todos os utilizadores serão guias de locais, pois poderão ajudar os outros utilizadores a conhecer melhor o mundo onde vivem”.
 
Disponível, por enquanto, só na Internet, a rede estará acessível brevemente a partir dos denominados Smartphones, o que vai permitir ter um “mundo hibrido entre o real e o virtual”, ou seja, “se o utilizador estiver a conduzir começam, de imediato, a aparecer automóveis no cenário porque a rede, por assim dizer, absorve o ambiente real”.
 
Especialista no desenvolvimento de conteúdos 3D e Software que “corre” em Google Earth e Google Maps, a iNovmapping é uma das 43 entidades do mundo escolhidas pela Google para testar os produtos da empresa antes de serem colocados no mercado.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório