Inovação e Tecnologia

Google disponibiliza pesquisa por voz em português

A Google anunciou hoje a disponibilização de 13 novos idiomas para a aplicação de "Pesquisa por Voz", a juntar aos 29 já existentes. Das línguas agora disponíveis para a aplicação para Android faz parte o português europeu.
Versão para impressão
A Google anunciou, esta sexta-feira, a disponibilização de 13 novos idiomas para a aplicação de “Pesquisa por Voz”, a juntar aos 29 já existentes. Das novas línguas agora disponíveis para a aplicação para Android faz parte o português europeu.

É possível escrever rápido aquilo que se quer pesquisar, mas dizê-lo pode aumentar ainda mais a velocidade de pesquisa. Foi com base neste pressuposto que a Google criou a aplicação de “Pesquisa por Voz”.

Até agora, o aplicativo só estava disponível em 29 línguas, devido à dificuldade em recolher milhares de declarações de voluntários para que mais idiomas sejam reconhecidos. Porém, esta sexta-feira, a Google deu mais um passo e anunciou 13 novas línguas para a aplicação.

Os novos idiomas disponibilizados pela empresa são, além do português europeu, o basco, o búlgaro, o catalão, o finlandês, o galego, o húngaro, o islandês, o norueguês, o romeno, o sérvio, o eslovaco e o sueco. Com as recentes adições, o total de línguas disponíveis na aplicação subiu para 42, fazendo com que 100 milhões de novos utilizadores possam recorrer à pesquisa por voz.

Para serem acrescentados novos idiomas, os engenheiros e cientistas enfrentaram vários desafios. Enquanto existem línguas nas quais basta seguir as regras de pronúncia previsíveis, como o romeno, há outras, nomeadamente o sueco, que exigem o recrutamento de nativos para fornecerem a pronúncia de modo a criar bases de dados capazes de ajudar no reconhecimento de novas palavras.

A utilização do serviço está dependente do tipo de telemóvel que cada pessoa tem, uma vez que é necessário que o dispositivo tenha um sistema Android 2.2 ou posterior. Para pesquisar através da voz basta tocar no ícone do microfone presente no ‘widget’ de pesquisa da Google. A utilização de uma das novas línguas poderá requerer a alteração das configurações de idioma, explica a empresa.

Clique AQUI para aceder ao anúncio feito pela Google no seu blog oficial (em inglês).

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório