Inovação e Tecnologia

Google: Carros sem condutor já circulam na estrada

Já arrancaram os testes com os novos carros da Google, capazes de circular em segurança pelas estradas sem condutor. Os ensaios estão a ser feitos nas ruas de Mountain View, na Califórnia (EUA), e dão conta de resultados animadores, com o veículos a
Versão para impressão
Já arrancaram os testes com os novos carros da Google, capazes de circular em segurança pelas estradas sem condutor. Os ensaios estão a ser feitos nas ruas de Mountain View, na Califórnia (EUA), e dão conta de resultados animadores, com o veículos a contornar peões e obstáculos sem qualquer tipo de incidentes.
 
O anúncio foi feito pela própria Google, que divulgou, inclusive, um vídeo de demonstração dos testes já realizados com os seus 'Self Driving Cars'. Depois de percorrer mais de 1.000 quilómetros em auto-estradas, os inovadores veículos passaram, agora, para as ruas da cidade de Mountain View, onde a empresa está a testar novas capacidades para contornar novos obstáculos.


 

“Melhorámos o nosso 'software' para que seja possível detetar centenas de objetos distintos ao mesmo tempo, como, por exemplo, ciclistas, autocarros, polícias sinaleiros, entre outros”, conta Chris Urmson, líder do projeto. “Um quilómetro numa cidade é muito mais complexo que um quilómetro numa autoestrada, pois temos centenas de objectos diferentes em movimento de acordo com diferentes regras de trânsito numa pequena área”. 
 
Segundo o responsável, “um carro que conduz sozinho tem uma maior capacidade de estar atento a vários fatores do que os próprios condutores, uma vez que não se distrai nem fica cansado”. No caso dos 'Self Driving Cars', estes revelaram não ceder ao stress da condução, mudando de faixa sempre que necessário, parando e abrandando em situações de perigo.

Os mesmos contam com um sensor no tejadilho, que capta imagens em todas as direções, construindo um mapa tridimensional da área que percorre e que inclui a posição dos restantes veículos. Além disso, à frente e atrás há sensores de proximidade e no interior está instalado um sistema de GPS, com os limites de velocidade de cada estrada e respetiva informação geográfica.
 
Há ainda uma câmara, perto do espelho retrovisor, que detecta semáforos e elementos em movimento, como bicicletas e peões. Ainda assim, para segurança, mesmo com os carros a conseguir circular sem condutor, haverá sempre alguém atrás do volante para assumir o controlo, caso necessário. 
 
O projeto 'Self Driving Cars' teve início em 2010, ano em que a Google o apresentou ao público. Hoje, “ainda temos muitos problemas por resolver, mas já temos milhares de situações nas ruas da cidade que, há dois anos, nos teriam travado, e que, agora, podem ser navegadas autonomamente.”

Saiba mais sobre os 'Self Driving Cars', da Google, AQUI, no blogue oficial da empresa.

Notícia sugerida por David Ferreira

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub