Cultura

Google assinala 115º aniversário de Cassiano Branco

O arquiteto português Cassiano Branco - responsável, entre outras obras, pelo Portugal dos Pequeninos - é homenageado, esta segunda-feira, pelo Google. O motor de busca dedicou um dos seus famosos doodles ao artista luso para comemorar o seu 115º ani
Versão para impressão
O arquiteto português Cassiano Branco – responsável, entre outras obras, pelo Portugal dos Pequeninos – é homenageado, esta segunda-feira, pelo Google. O motor de busca dedicou um dos seus famosos doodles ao artista luso para comemorar o seu 115º aniversário.

Se fosse vivo, o arquiteto português Cassiano Branco comemoraria esta segunda-feira, 13 de Agosto, o seu 115º aniversário. Para assinalar a data, o maior motor de pesquisa do mundo criou um doodle que representa Portugal dos Pequeninos, uma das suas obras mais emblemáticas.

Na imagem vemos um desenho do parque, com duas torres, muralhas, e um portão, assemelhando-se à entrada de um castelo. Tal como é habitual em todos os doodles, ao clicar na imagem o utilizador será encaminhado para os sites indexados no motor de pesquisa com a palavra-chave “Cassiano Branco”.

O parque, inaugurado a 8 de Junho de 1940, é um lugar lúdico-pedagógico destinado às crianças. Pela qualidade da arte escultórica e arquitetónica, o Portugal dos Pequeninos é considerado um retrato vivo de uma certa portugalidade sendo, ainda hoje, uma referência histórica e pedagógica de muitas gerações.

Cassiano Branco viveu entre 1897 e 1970 e tornou-se um dos arquitetos modernistas portugueses mais conhecidos em todo o mundo. Os seus trabalhos revelam, particularmente, influências do estilo Art Déco.
 
Autor também de outros projetos como o Éden Teatro e o Cinema Império, em Lisboa, e o Coliseu do Porto, na Invicta, Cassiano Branco não limitou o seu talento a Portugal. Angola foi outro dos países a receber as suas obras, nomeadamente vários prédios de habitação, cafés e uma estação de comboios.

[Notícia sugerida por Sílvia Monteiro]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório