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Ginástica sénior: exercício e muito mais

Realmente o exemplo vivo de que a atividade física acrescenta anos à vida e vida aos anos
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Para mim, todos os meus alunos são fantásticos, costumo dizer em jeito de brincadeira que “foram escolhidos a dedo”. No entanto, as turmas de ginástica sénior são incríveis. E porquê? Porque acompanhamos alunos que todos os dias sentimos que estão mais jovens (mesmo tendo 80 anos), que se esforçam imenso para fazer todos os exercícios que lhe são propostos, sem vacilar, porque todos os dias são de aprendizagem, com conselhos, ajudas, provérbios que dificilmente aprenderíamos no futuro. São demonstrações constantes de garra, força de vontade e querer.

Há 10 anos que acompanho um grupo fantástico, uma turma de ginástica sénior, alunas entre os 70 e 85 anos, que estão juntas na mesma turma, passando por diferentes professores há 30 anos. É incrível e muitas vezes inacreditável, no que estas alunas conseguem fazer, é realmente o exemplo vivo de que a atividade física acrescenta anos à vida e vida aos anos, evitando problemas cardiovasculares, aumentando a flexibilidade, a força e a resistência.

Os benefícios do exercício são muitos e, todos podem e devem iniciar a sua prática em qualquer idade. Por isso, é altura de pôr de lado crenças como «com esta idade já não me serve de nada» ou «agora já não é com exercício que resolvo o problema». Nunca é tarde para começar.

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Os benefícios são mais que muitos, prevenção de doenças crónicas, melhoria cardiovascular, controlo da tensão arterial e do colesterol, prevenção de quedas, melhoria da flexibilidade, equilíbrio e elasticidade, da força e resistência, prevenção de dores, aumento da autoestima e diminuição da ansiedade, controlo do peso e evita o envelhecimento prematuro.

A título de exemplo – e de acordo com a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) –, há estudos que mostram que o treino com pesos pode fazer regredir a fraqueza muscular aos 90 anos, a atividade física ajuda a manter a mobilidade em casos de artrite e, mesmo que já tenha tido um ataque de coração, tornar‑se ativo pode ajudá‑lo a prevenir outro.

Ainda de acordo com a FPC, para esta população, os exercícios mais aconselhados são os que melhoram a resistência (caminhar, nadar, dançar, andar de bicicleta), a flexibilidade (alongamentos, tai chi, ioga, pilates e jardinagem) e a força (levantar pesos, fazer flexões de pé). Por haver estudos que referem a importância da realização destes exercícios na população sénior, todas as aulas são planeadas, de forma a que todas as semanas estes exercícios sejam realizados, daí a facilidade com que são executados, como mostram as imagens.

Mas não é só o corpo que fica mais forte, flexível e jovem. As aulas de ginástica sénior têm um carácter muito importante no que se refere aos afetos, socialização e às rotinas dos alunos. Havendo aulas de ginástica todas as semanas, os alunos saem de casa, têm rotinas saudáveis, responsabilidades (raramente faltam a este importante compromisso), ouvem música, tornam-se menos sedentários e, acima de tudo convivem, conversam e partilham ideias, os primeiros 5 minutos são da praxe, é para por a conversa em dia.

O tempo de prática recomendada para esta população é de 30 a 60 minutos de atividade moderada, pelo menos três vezes por semana.

Se está em casa, parado e com vontade de fazer exercício físico e conviver, encontra decerto bem perto de si uma turma que o vai fazer rejuvenescer.

Realize sempre os seus exercícios e aulas com um profissional qualificado, ou sozinho se conhecer muito bem os exercícios que irá realizar, se tiver noção das suas limitações e consciência corporal. É sempre preferível aconselhamento médico antes de iniciar uma atividade, mesmo sendo saudável, mas no caso de ter alguma patologia é obrigatório.

por Filipa Custódio
Facebook: @thegirlnextdoor.fromportugal
Instagram: filipa.s.custodio
Email: filipascustodio@hotmail.com

Imagem: Nuno Silva e Pinto

Agradecimentos:
Hotel D. Inês – Coimbra
Lifestyle Spa – Coimbra
Alunas turma ginástica sénior

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