Desporto

Ginástica: Portugal totaliza 12 medalhas no Europeu

Portugal fechou com um total de 12 medalhas a participação no Campeonato Europeu de Ginástica de Trampolins, que terminou no sábado no Pavilhão Multiusos de Guimarães.
Versão para impressão
Portugal fechou com um total de 12 medalhas a participação no Campeonato Europeu de Ginástica de Trampolins, que terminou no sábado no Pavilhão Multiusos de Guimarães. A Seleção Nacional, composta por 36 ginastas (18 seniores e 18 juniores) ultrapassou, deste modo, o recorde alcançado no Europeu de São Petersburgo realizado na Rússia em 2012. 
 
No último dia de prova, o Hino Nacional voltou a ouvir-se na cidade-berço graças à vitória do ginasta junior Tiago Romão, que se sagrou Campeão da Europa em Duplo Mini Trampolim com 70.500 pontos. Mário Laginha, outro português, brilhou também nesta categoria ao conquistar a medalha de bronze com 67.400 pontos. 
 
Já as ginastas juniores Raquel Pinto e Beatriz Botelho garantiram o 2.º e 3.º lugares do pódio, respetivamente, na especialidade de Tumbling, ao passo que Pedro Ferreira conseguiu uma “prestação irrepreensível” na final de Trampolim Individual, somando 54.685 pontos e arrecadando não só a medalha de bronze, como o apuramento direto para os Jogos Olímpicos da Juventude. 
 
A Seleção Nacional distinguiu-se, também, no escalão sénior, com a ginasta Sílvia Saiote a vencer a medalha de bronze em Duplo Mini Trampolim. No final da prova, a portuguesa confessou que não podia estar mais satisfeita com o resultado e adiantou que esta foi a sua última competição naquela especialidade.
 
“Agora vou concentrar-me no Trampolim”, revelou, citada num comunicado enviado ao Boas Notícias pela Federação de Ginástica de Portugal. “Vamos entrar num ano de apuramento para os Jogos Olímpicos e eu quero apostar tudo aí. A despedida do Duplo Mini Trampolim com uma medalha de bronze não podia ser melhor”, acrescentou a atleta.
 
Também os ginastas Diogo Ganchinho e Ricardo Santos estiveram em prova no último dia de competição, fechando com um 4.º lugar, a poucas décimas do bronze, a participação, em par, na especialidade de Trampolim Sincronizado. 
 
Diogo Ganchinho disputou igualmente a prova de Trampolim Individual e, “apesar de ter estado à altura”, não conseguiu ultrapassar “os fortes adversários”, terminando na 5.ª posição com 57.505 pontos. 
 
Veja abaixo o resumo das 12 medalhas conquistadas por Portugal neste campeonato da Europa:
 
Ouro:
– Tiago Romão (Junior/Duplo Mini Trampolim)
– Equipa Feminina Junior de Tumbling (Beatriz Botelho, Inês Botelho, Raquel Pinto)
 
Prata
– Equipa Masculina Sénior de Duplo Mini Trampolim (André Lico, Bruno Nobre, André Fernandes e Diogo Costa)
– Equipa Masculina Sénior de Trampolim (Diogo Ganchinho, Tiago Lopes, Diogo Abreu e Ricardo Santos)
– Equipa Feminina Junior de Mini Trampolim (Mafalda Brás, Sofia Correia, Beatriz Peng e Mariana Carvalho)
– Raquel Pinto (Junior/Tumbling)
 
Bronze:
– Sílvia Saiote (Sénior/Duplo Mini Trampolim)
– Equipa Feminina Junior de Trampolim (Ana Ramos, Mariana Carvalho, Sofia Correia, Ana Gomes)
– Pedro Ferreira (Junior/Trampolim Individual), apurado diretamente para os Jogos Olímpicos da Juventude
– Marco Laginha (Junior/Duplo Mini Trampolim)
– Beatriz Botelho (Junior/Tumbling)

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub