Desporto

Ginasta portuguesa volta a brilhar na final do Europeu

A ginasta Filipa Martins voltou, esta sexta-feira, a brilhar depois de no dia anterior ter conseguido o apuramento - inédito para uma atleta sénior nacional - para a final de All Around no Europeu de Moscovo, superando todas as expetativas.
Versão para impressão
A ginasta Filipa Martins voltou, esta sexta-feira, a brilhar depois de no dia anterior ter conseguido o apuramento – inédito para uma atleta sénior nacional – para a final de All Around no Europeu de Moscovo. A portuguesa superou todas as expetativas ao conseguir a 15ª posição na final da modalidade com 52,333, ficando à frente de atletas olímpicas e nomes consagrados da Ginástica Artística Feminina.
 
A Rússia, país que está a acolher a competição, foi a grande vencedora no All Round feminino e masculino. No caso da final feminina, em que Filipa Martins obteve um desempenho surpreendente, as três primeiras posições foram ocupadas por Aliya Mustafina, Larisa Iordache e Anastasia Grishina.
 
Após a prova, Filipa Martins, citada em comunicado enviado ao Boas Notícias, admitiu que “não estava à espera” de um resultado tão bom. “Fiquei muito contente, mas agora tenho que continuar a trabalhar e a evoluir para ser cada vez mais segura”, acrescentou a atleta.
 
Cristina Gomes, a treinadora nacional de Ginástica Artística Feminina, considerou que os objetivos foram cumpridos, tanto por Filipa Martins, como para Ekaterina Kislinskaya, ginasta nascida na Rússia mas naturalizada portuguesa, que há vários anos compete pelo nosso país e que participou também neste Europeu.”
 
“O objetivo era de facto a final de All Around, mas sabíamos que era difícil. Este é o primeiro europeu do ciclo Olímpico, com um novo código de pontuação”, notou a técnica. 
 
“A Katy [Ekaterina Kislinskaya] conseguiu também o seu objetivo de alcançar resultados que permitem revelar o estatuto de alto rendimento. Os lugares de reservas para as finais são sempre muito bons também, querem dizer que ficámos muito perto”, sublinhou ainda Cristina Gomes.

Atleta apenas iniciou percurso sénior em 2012

 
Filipa Martins é treinada por Cristina Gomes no Sport Club do Porto e é também a atual campeã nacional. Só este ano, a atleta, que apenas iniciou o seu percurso sénior no ano passado, já venceu a Taça de Portugal e o Torneio José António Marques. 
 
A ginasta portuense acabou também de alcançar a categoria A do estatuto e, pelas grelhas de integração do ano passado, teria também direito à inclusão no Projeto Olímpico Rio 2016, tla como o português Luís Araújo, pela 11ª posição em Saltos. 
 
Por enquanto, em Moscovo, aguardam-se agora as finais por aparelhos, onde Filipa Martins é 2ª reserva para a Trave e Luís Araújo é também reserva para os Saltos.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub