Cultura

“Gesto”: Filme luso inspirado na comunidade surda

Está prestes a estrear a nível nacional o filme português "Gesto", uma obra cinematográfica pioneira no mundo que leva o público ao universo da comunidade surda.
Versão para impressão
Está prestes a estrear a nível nacional o filme português “Gesto”, uma obra cinematográfica pioneira a nível mundial que guia os espetadores numa viagem ao universo da comunidade surda. 
 
O filme, que conjuga o Português com a Língua Gestual Portuguesa, foi exibido no DocLisboa, em Outubro de 2011, e vai agora percorrer o país começando em Castelo Branco já na próxima quarta-feira (dia 15). 
 
“Gesto” foi produzido o ano passado após a ideia do realizador António Borges Correia que, num restaurante apinhado de gente e cheio de ruído, reparou em duas pessoas que conseguiam, ao contrário de todas as outras, comunicar tranquilamente, porque o faziam em Língua Gestual.
 
A história fala de um jovem, António, que é surdo profundo e quer estudar cinema fora de Portugal para se tornar realizador e fazer filmes para todos, surdos e ouvintes.

Nesse sentido terá de pôr-se em causa a si mesmo e à comunidade a que pertence, ao mesmo tempo que lida com as dificuldades do primeiro amor com Irina, também surda, que não entende as suas motivações.

 
Em comunicado, a produtora Zulfilmes admite o objetivo de transformar “Gesto” no filme português mais visto de 2012, “mesmo sem recorrer a uma grande distribuidora, promovendo a igualdade e combatendo a discriminação das pessoas surdas, proporcionando um espaço de encontro e socialização entre a comunidade surda e ouvinte”.
 
A película conta com a participação de jovens atores surdos e tem participações especiais de Alexandra Lencastre, Adriano Luz e José Raposo, cujas personagens são confrontadas com uma língua que não compreendem: a Língua Gestual Portuguesa. 
 
A primeira exibição está, então, marcada para 15 de Fevereiro no Cine Teatro Avenida, em Castelo Branco, com duas sessões: uma à tarde (14.30h), destinada a escolas e outra à noite (21.30h) para o público em geral.

Clique AQUI para ver o trailer oficial de “Gesto”.

 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub