Ambiente

Gêres: 40 anos do único Parque Nacional em fotos

NULL
Versão para impressão
“Parque Nacional da Peneda-Gerês – 40 anos” é o nome do livro que regista em centenas de imagens os 40 anos do único Parque Nacional existente em Portugal, com fotografias de António Barros.
 
As imagens permitem viajar pela evolução das últimas décadas do parque e os dois textos do livro contam a história das suas gentes e ofícios, de locais milenares e das suas espécies animais, algumas únicas no país.
 
“Com esta obra pretende-se associar à memória o respeito pelos usos históricos do território e uma visão sobre a sustentabilidade atual e futura”, afirmou à agência Lusa o director do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), Lagido Domingos.
 
Segundo o diretor,  “não foram feitas fotografias para agora”, sendo este um “trabalho de recolha de várias décadas”.
 
“Estamos a falar de um acervo de milhares largos de fotografias, das quais seleccionamos algumas centenas para integrar este livro e mostrar a evolução”, acrescentou.

O planalto de Castro Laboreiro, a Peneda, o vale do Lima e serra Amarela ou o Gerês e o planalto do Barroso são algumas das áreas do parque em destaque nesta publicação.

Constituído a 8 de Maio de 1971, o PNPG abrange cinco concelhos de três distritos diferentes – Viana do Castelo, Braga e Vila Real-, em mais de 70 mil hectares de área protegida onde habitam apenas entre “oito a nove mil pessoas”.

Da área total, apenas cinco mil hectares pertencem ao Estado, enquanto o «grosso» dos terrenos são baldios, o que obriga a um processo de articulação entre comissões locais e a direcção do parque.

Atualmente, o PNPG tem cerca de 240 espécies de fauna vertebrada identificadas no território e 1.100 de flora, além de 500 sítios de interesse histórico e arqueológico.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório