Ambiente

Gémeos de espécie rara de gorila nascem em Ruanda

Uma gorila-das-montanhas (Gorilla beringei beringei) deu à luz duas crias gémeas, no passado dia 03 de fevereiro, no nordeste de Ruanda. Este é um acontecimento raro e, para os conservacionistas, uma boa notícia para a espécie, ainda ameaçada de exti
Versão para impressão
[Fotografia: © AFP]

Uma gorila-das-montanhas (Gorilla beringei beringei) deu à luz duas crias gémeas, no passado dia 03 de fevereiro, no nordeste de Ruanda. Este é um acontecimento raro e, para os conservacionistas, uma boa notícia para a espécie, ainda ameaçada de extinção.

“As crias, ambas do sexo masculino, nasceram na passada quinta feira [dia 03 de fevereiro] e foram dadas à luz por uma gorila chamada Kabatwa. Estão todos de boa saúde”, noticiou uma estação de rádio local, citando informação divulgada pelo Departamento para o Desenvolvimento de Ruanda.

“É um acontecimento muito incomum entre a espécie e muito poucos casos de gémeos foram registados, quer no meio selvagem, quer em cativeiro”, sublinhou Prosper Uwingeli, do Parque Nacional de Vulcões, onde as crias nasceram.

De acordo com os dados de um censo realizado em 2010, existem cerca de 780 gorilas-das-montanhas no meio selvagem. Contudo, o número de exemplares da espécie tem crescido ao longo dos últimos sete anos.

O gorila-das-montanhas reside, sobretudo, em Ruanda, no Uganda e na República Democrática do Congo, países onde se assume como uma das maiores atrações turísticas.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub