Cultura

Gare do Oriente elogiada na imprensa internacional

Mesmo que já tenham passado 14 anos sobre a sua inauguração, a Gare do Oriente, em Lisboa, continua a merecer elogios. Desta vez foi o portal internacional de sustentabilidade Inhabitat que destacou a obra arquitetónica de Santiago Calatrava.
Versão para impressão
Mesmo que já tenham passado 14 anos sobre a sua inauguração, a Gare do Oriente, em Lisboa, continua a merecer elogios. Desta vez foi o portal internacional de sustentabilidade Inhabitat que destacou a obra arquitetónica de Santiago Calatrava, considerando-a “linda” e dando especial atenção “à cobertura em forma de folha que parece tão leve como o ar”.
 
Num artigo publicado esta segunda-feira, o agregador afirma que “ao contrário de outras grandes estações, a Gare do Oriente conta com certos elementos de 'design' que impedem que os viajantes se sintam claustrofóbicos”, sendo “o mais notável o belo e enorme esqueleto de metal que cobre as oito linhas de comboio que ali se estendem e as suas plataformas”.
 
De acordo com o portal, “a estrutura parece imitar a parte de trás de uma folha, com veios que se prolongam em todas as direções”. O facto de ser integralmente coberta de vidro é outro dos aspetos elogiados, já que permite que “a luz solar ilumine a estação durante o dia e que, à noite, as luzes interiores lhe proporcionem um brilho etéreo”.
 
As qualidades da Gare do Oriente, que começou a ser construída em 1993 e foi inaugurada a tempo da realização da EXPO '98 na capital portuguesa, alargam-se também à funcionalidade, defende o Inhabitat, já que “a estação de autocarros e de metro, o estacionamento e as lojas se encontram eficazmente localizadas sob as linhas”. 
 
O autor do artigo cita ainda Santiago Calatrava, recordando declarações do arquiteto espanhol em que este salientou o facto de a construção da gare intermodal ter contribuído para ligar partes da cidade que, antes, se encontravam separadas entre si e ter surgido como “um catalisador para a regeneração comunitária naquela área”. 

Clique AQUI para aceder à publicação do Inhabitat sobre a estação ferroviária lisboeta (em inglês).

[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório