Cultura

Galeria parisiense convida curadora portuguesa

A curadora Filipa Oliveira foi convidada para conceber a edição 2012 do "Satellite", um programa de exposições para espaços não convencionais dentro da galeria nacional de arte contemporânea Jeu de Paume, em Paris.
Versão para impressão
A curadora Filipa Oliveira foi convidada para conceber a edição 2012 do “Satellite”, um programa de exposições para espaços não convencionais dentro da galeria nacional de arte contemporânea Jeu de Paume, em Paris.

Em declarações à agência Lusa, Filipa Oliveira disse sentir-se “radiante” com o convite, já que é a primeira portuguesa a criar esta programação e porque é grande admiradora dos anteriores curadores, “personalidades muito conceituadas no mundo da arte contemporânea”.

“Foi convite inesperado e é para mim uma grande honra porque o Jeu de Paume é um dos museus de arte contemporânea mais conceituados em Paris e no mundo”, comentou a curadora.

O “Satellite” 2012 inicia-se em março, com a exibição das obras de quatro artistas propostos pela curadora portuguesa, entre eles um português.

Filipa Oliveira é licenciada em comunicação social pela Universidade Católica de Lisboa e fez um mestrado em história da arte contemporânea na Goldsmith University, em Londres.

Em Lisboa comissariou as exposições “Guardi: A Arte da Memória”, no Centro Cultural de Belém (2003), “(Re)Volver”, no espaço Plataforma Revólver (2006), “Jardim Aberto”, nos jardins do Palácio Belém (2007), e “Sete Artistas ao Décimo Mês”, na Fundação Calouste Gulbenkian (2008).

No estrangeiro fez “Café Portugal”, na Design Factory, em Bratislava (2008), “Helena Almeida. Inside me”, em Cambridge (2009) e em Southampton (2010).

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub