Ambiente

Gaia vai testar autocarro elétrico

O concelho de Gaia será o primeiro a testar um autocarro elétrico, já no próximo mês de abril. O presidente da autarquia, Luís Filipe Menezes, anunciou também a criação de um novo corredor de transportes públicos no qual pretende ter, até 2013, veícu
Versão para impressão
O concelho de Gaia será o primeiro a testar um autocarro elétrico, já no próximo mês de abril. O presidente da autarquia, Luís Filipe Menezes, anunciou também a criação de um novo corredor de transportes públicos no qual pretende ter, até 2013, veículos amigos do ambiente.

“Não deixa de ser uma enorme ambição acreditar que podemos ter, até 2013, autocarros elétricos num corredor da [Estrada Nacional] 222, mas é esse o objetivo”, afirmou o autarca, esta terça feira.

Gaia, que se juntou nesta iniciativa a cidades como Londres, Paris, Barcelona e Milão, deve agora preparar os projetos candidatos ao financiamento, com 80 a 90% do montante atribuído a fundo perdido, avança a agência Lusa.

O novo corredor, que “será susceptível de ser um corredor livre, disponível e exclusivamente dedicado ao transporte público”, irá servir as freguesias de “Avintes, Crestuma, Lever, Olival, parte de Pedroso e de Oliveira do Douro”, referiu Luís Filipe Menezes.

Até lá, e a partir de abril, a autarquia vai testar durante três meses uma unidade protótipo da empresa CaetanoBus. O autocarro elétrico será monitorizado por técnicos de uma empresa participada do Grupo Salvador Caetano e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

No site da CaetanoBus lê-se ainda que um segundo exemplar desse veículo será testado na Alemanha. A produção em série deste modelo terá início no segundo semestre deste ano, prevendo-se que cada unidade possa custar cerca de 500 mil euros.

[Notícia sugerida pelos utilizadores Raquel Baêta e Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub