Saúde

Gaia: Cirurgia de reconstrução do tórax salva mulher

NULL
Versão para impressão
Uma equipa de médicos do Hospital de Gaia conseguiu reconstruir o lado esquerdo do tórax de uma mulher de 62 anos numa operação que durou 11 horas. A mulher tinha, há 20 anos, uma infeção grave provocada por tratamentos de radioterapia a que havia sido submetida.

Fátima Araújo tinha uma infeção grave na pele e osso da zona torácica, provocada pelos tratamentos de radioterapia de que necessitou, na sequência de um cancro da mama.

Durante 20 anos a situação foi-se agravando, mesmo depois de várias cirurgias a que foi submetida.

José Miranda, cirurgião cardio torácico do centro hospitalar de Gaia, disse à Sic que esta era uma “situação limite” já que se tratava de uma infeção crónica que podia evoluir a curto médio prazo levando mesmo à morte da doente.

Uma equipa multidisciplinar do centro hospitalar de Gaia conseguiu retirar o osso e músculo afetados e reconstruir o tórax da paciente.

“Retirámos cerca de 30 a 40 cm da parede, fizemos uma reconstrução base com um produto químico que nos permitiu fazer a proteção dos grandes órgãos”, explicou o cirurgião.

Em substituição foi colocada uma prótese sintética à medida e numa segunda cirurgia foi retirado musculo da zona lombar e pele da coxa direita para cobrir toda a área que tinha sido infetada.

Fátima está internada desde abril e deverá ter alta ainda esta semana.

[Esta notícia foi sugerida por Raquel Baêta]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório