Ambiente

Gaia: Carregadores rápidos para carros elétricos

Em outubro, após a conclusão do seu primeiro centro auto elétrico, o concelho de Vila Nova de Gaia será o primeiro do país a ter carregadores rápidos para veículos elétricos. Esta dinamização do uso de transportes não poluentes no concelho foi potenc
Versão para impressão
Em outubro, após a conclusão do seu primeiro centro auto elétrico, o concelho de Vila Nova de Gaia será o primeiro do país a ter carregadores rápidos para veículos elétricos. Esta dinamização do uso de transportes não poluentes no concelho foi potenciada por um protocolo firmado entre a Câmara e a empresa Prio Energy SA.

Os centros auto elétricos vão agregar a comercialização e manutenção do veículo elétrico de duas e quatro rodas, o posto de carregamento rápido de baterias com, pelo menos, dez pontos de carregamento do tipo “fast-charge” e ainda o abastecimento de veículos de combustão interna, privilegiando os biocombustíveis.

De acordo com o protocolo de colaboração assinado na segunda-feira, a Prio Energy SA compromete-se a ceder à autarquia quatro viaturas destinadas a integrar a frota de veículos municipais, por cada centro auto elétrico inaugurado em Gaia.

“Com esta iniciativa, completa-se mais uma peça no puzzle da sustentabilidade em Gaia”, afirmou Marco António Costa, vice-presidente da Câmara de Gaia, em comunicado. “Vila Nova de Gaia é, mais uma vez, o primeiro município a dar o exemplo ao país de uma iniciativa que irá com certeza estender-se a muitos mais municípios. Acreditamos que é possível, até 2012, construir outros centros [auto elétricos] em Vila Nova de Gaia”, acrescentou o autarca.

Esta iniciativa surge no âmbito das prerrogativas definidas no Plano Municipal da Sustentabilidade, na área da mobilidade. A principal meta é a redução de CO2 em 25%, até 2020, nomeadamente através da construção de uma rede municipal de veículos movidos a energias não poluentes, a iniciar já em 2010, bem como a sensibilização da população do concelho para as vantagens da utilização de veículos elétricos, sejam eles públicos ou privados.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório