Sociedade

Futuros arquitetos melhoram vida de aldeia de Viseu

Cerca de 50 estudantes de arquitetura põem mãos à obra para dar uma nova vida à aldeia de Covas do Monte, em Viseu. Ao longo de onze dias os voluntários vão reparar os acessos, monumentos tradicionais e algumas das habitações locais.
Versão para impressão
Cerca de 50 estudantes de arquitetura põem mãos à obra para dar uma nova vida à aldeia de Covas do Monte, no concelho de São Pedro do Sul, em Viseu. Ao longo de onze dias os voluntários vão reparar os acessos da aldeia, monumentos tradicionais e também algumas das habitações da povoação.

A iniciativa “Terra Amada”, promovida pelo curso de Arquitetura da Universidade Católica Portuguesa de Viseu, estende-se entre os dias 26 de Julho e 05 de Agosto com intervenções um pouco por toda a aldeia. Neste projeto participam em conjunto estudantes nacionais e estrangeiros.

Algumas das obras incluem a criação de infraestruturas básicas nas casas da povoação local, como instalações sanitárias, de saneamento e água corrente no interior das habitações.

Os voluntários vão melhorar ainda alguns dos equipamentos públicos que atualmente garantem o funcionamento da aldeia, como moinhos de água e uma escola primária que, para além das funções educativas, alberga também a sede da Associação dos Amigos de Covas do Monte e “um pequeno restaurante que é explorado pela Associação”.

Segundo o site oficial do projeto, a escola “é o único local aberto ao público de toda a aldeia”, sendo que desta forma “cumpre ainda uma importante função como local de encontro e socialização da comunidade”.

A Universidade de Viseu espera com esta iniciativa poder “contribuir para a melhoria da qualidade de vida de populações rurais vulneráveis e para o desenvolvimento local”, ao mesmo tempo que os estudantes dão os primeiros passos na área da arquitetura.

Clique AQUI para consultar o site oficial do projeto “Terra Amada”.

Notícia sugerida por Elsa Fonseca

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub