Desporto

Futebolistas lusos entre mais requisitados na Europa

Portugal é uma das nações com mais representantes nos principais campeonatos europeus de futebol. Os jogadores portugueses estão entre os mais "requisitados" na Europa, ocupando a sexta posição num "ranking" liderado pelo Brasil.
Versão para impressão
Portugal é uma das nações com mais representantes nos principais campeonatos europeus de futebol. Os jogadores portugueses estão entre os mais “requisitados” dentro da Europa, o que garante ao país a sexta posição num “ranking” liderado pelo Brasil.
 
A conclusão é do estudo anual elaborado pelo Observatório do Futebol e dado a conhecer esta segunda-feira. Segundo o “Estudo Demográfico” incluído no relatório, havia, em Outubro de 2013, 152 futebolistas portugueses a atuar em clubes estrangeiros, um número que coloca Portugal a par da Alemanha na lista dos mais representados no Velho Continente.
 
Embora se tenha verificado um ligeiro decréscimo face ao ano anterior – na época passada, eram 169 os portugueses a jogar por emblemas europeus -, os atletas nacionais continuam a estar entre os mais apreciados, sendo apenas “ultrapassados” pelos jogadores brasileiros (471), franceses (306), sérvios (211), argentinos (196) e espanhóis (178).  
 
De realçar que a primeira liga do Chipre é a que conta com um maior número de portugueses: no total, atuam no campeonato cipriota 37 futebolistas lusos, o equivalente a quase um quarto do total de “emigrantes”, apesar de este número ter também ficado aquém do máximo verificado na época passada naquele país (67). 
 
As primeiras divisões da Roménia (24 jogadores), Espanha (18) e Grécia (17) contam também com uma boa representação da nacionalidade portuguesa.

Por outro lado, Alemanha, Holanda, Escócia, Eslováquia e Suécia são os países onde há menor representação lusitana, com apenas um atleta português cada nas suas primeiras divisões.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub