Cultura

Fundação Saramago lança prémio “Retratar um Livro”

Com o intuito de estimular a divulgação da literatura portuguesa de forma inovadora, a Fundação José Saramago lançou a primeira edição do prémio "Retratar um Livro", que convida fotógrafos profissionais e amadores a ilustrarem com imagens o universo
Versão para impressão
Com o intuito de estimular a divulgação da literatura portuguesa de forma inovadora, a Fundação José Saramago lançou a primeira edição do prémio “Retratar um Livro”, que convida fotógrafos profissionais e amadores a ilustrarem com imagens o universo de uma determinada obra literária.

Este ano, os participantes devem desenvolver o seu trabalho em torno de “Nome de Guerra”, romance de Almada Negreiros, procurando “a forma de expressar, em fotografias, o espírito do livro, o alento que o anima, a respiração que o mantém”, explica a Fundação Saramago na sua página na Internet.

A ideia deste concurso é unir as novas tecnologias “aos prazeres da leitura”, para “recuperar nomes que deveriam ser imprescindíveis tanto nas nossas bibliotecas como nos corações de todos os leitores”.

A Fundação Saramago receberá trabalhos até ao dia 22 de abril. A sua avaliação estará a cargo de um júri internacional composto por três profissionais qualificados na área da fotografia e da literatura, ainda por anunciar. As fotografias selecionadas As fotografias selecionadas serão expostas em Lisboa, podendo vir a percorrer, mais tarde, as escolas e bibliotecas do país que o solicitem.

Desconhece-se ainda a data de anúncio dos vencedores, mas sabe-se que os três primeiros prémios correspondem a uma dotação pecuniária de 1.000, 500 e 250 euros, respetivamente, bem como um lote de obras de José Saramago e de Almada Negreiros.

Saiba mais sobre o prémio “Retratar um Livro” no site da Fundação Saramago.

[Notícia sugerida pela utilizadora Patrícia Guedes]

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub