i9magazine

Fundação para a Ciência e Tecnologia premeia projetos de acessibilidade

Versão para impressão

O “Sistema Integrado para Aumento da Autonomia de Cegos” é um dos projetos premiados e constitui um avanço nas ajudas técnicas disponíveis para os cegos na sua autonomia quotidiana, combinando tecnologias emergentes que vão permitir transmitir aos cegos uma perceção do mundo circundante e facilitar a interação com o ambiente. Este sistema inovador integra soluções de mobilidade com a localização de objetos, para potenciar a autonomia quotidiana dos cegos.

O projeto obteve um prémio no valor de mais de 29 mil euros, e vai permitir, ainda, a instalação de um demonstrador, para disseminação da tecnologia, em local público para divulgação das potencialidades do sistema. A equipa de investigação, liderada por João Barroso, é constituída por um grupo de professores/investigadores da UTAD e também por membros integrados do centro de investigação INESC TEC – Polo da UTAD.

O projeto “Metáfora de interação acessível para navegação web sem recurso a texto” foi, também, premiado com o mesmo valor. Trata-se de uma aplicação web com funções de pesquisa por categorias representadas por ícones, com ajuda áudio e que funciona apoiada na API do Youtube. Ao clicar nos ícones, o utilizador acede a vídeos apresentados no Youtube, numa interface alternativa acessível.

Melhorar a eficiência e a eficácia no desempenho de tarefas e facultar autonomia na pesquisa de conteúdos digitais são os propósitos da abordagem. O passo seguinte é “englobar um maior número de sites e ferramentas de pesquisa, considerando os novos paradigmas à web, em formato aplicação para dispositivos móveis e plugin integrado no browser”, explica Tânia Rocha, responsável pelo projeto.

//www.fct.pt/

O conteúdo Fundação para a Ciência e Tecnologia premeia projetos de acessibilidade aparece primeiro em i9 magazine.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub