Saúde

Fundação AGAPE doa material hospitalar a Portugal

O município de Oliveira de Azeméis recebeu esta semana 10 toneladas de material avaliado em 300 mil euros enquanto que o município de Vila Viçosa recebeu equipamento cirúrgico e de diagnóstico para as especialidades de ginecologia e obstetrícia, aval
Versão para impressão
[Imagem: © CM-OAZ]

O município de Oliveira de Azeméis recebeu esta semana 10 toneladas de material avaliado em 300 mil euros enquanto que o município de Vila Viçosa recebeu equipamento cirúrgico e de diagnóstico para as especialidades de ginecologia e obstetrícia, avaliado em mais de 15 mil euros, incluído nesta nova remessa de ajuda em material hospitalar que a Fundação AGAPE – organização não governamental sueca, sem fins lucrativos – entrega ao nosso país.

O material entregue em Vila Viçosa vem assim juntar-se às mais de nove toneladas de material ortopédico que chegaram ao município no passado mês de junho, conforme informa a própria autarquia em comunicado oficial.

Depois de inventariados, todos estes equipamentos serão postos ao serviço da população e distribuídos de acordo com as necessidades das unidades de saúde e instituições de solidariedade social locais e também regionais.

“Estamos a falar de material que irá melhorar claramente a qualidade de vida das pessoas que menos têm e das que mais precisam”, afirmou o presidente da autarquia de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro, citado em comunicado.

O transporte do equipamento entre a Suécia e Portugal custou 11 mil euros a este município, verba relacionada com a tramitação legal necessária neste tipo de operações.

A doação do material, resultante de uma parceria entre a Fundação sueca e a autarquia, vem reforçar o trabalho da Rede Social no apoio à população mais vulnerável. Esta iniciativa humanitária é promovida por Carlos Quaresma, um emigrante português na Suécia.

Segundo José Augusto, representante da Fundação AGAPE em Portugal, foram já doados a instituições portuguesas mais de 100 milhões de euros de equipamento hospitalar.

“Até ao final de 2010 a Fundação irá entregar material a mais 46 autarquias e instituições”, anunciou José Augusto, a antiga glória do futebol português que aceitou o desafio de Carlos Quaresma de representar a instituição em Portugal.

Segundo o representante português, o apoio da Fundação AGAPE chega, além de Portugal, aos países mais carenciados neste tipo de material. A instituição, que procedeu já a doações em 92 países, enviou em apenas ano e meio 28 camiões de equipamento para autarquias e instituições portuguesas.

O material enviado para Portugal é oriundo de hospitais e clínicas escandinavas que, anualmente, procedem à substituição do seu equipamento.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório