Saúde

Frutos secos protegem contra o cancro no fígado

Um estudo chinês revelou recentemente que o consumo de alimentos ricos em vitamina E como os frutos secos é capaz de reduzir o risco de vir a sofrer de cancro no fígado, além de proteger contra doenças cardíacas e problemas de visão.
Versão para impressão
Um estudo chinês revelou recentemente que, além de proteger contra doenças cardíacas e problemas de visão em idade avançada, o consumo de alimentos ricos em vitamina E como os frutos secos é capaz de reduzir o risco de vir a sofrer de cancro no fígado.
 
Wei Zhang, do Shanghai Cancer Institute, na China – onde se concentram 54% dos casos de cancro do fígado a nível mundial – analisou dados sobre 132.873 indivíduos, entre eles 267 que sofriam da doença.
 
Depois de reunir informações detalhadas sobre os hábitos alimentares dos envolvidos no estudo, Zhang e a sua equipa compararam a probabilidade de vir a ter cancro no fígado no caso daqueles que consumiam frutos secos e dos que não o faziam.
 
Os resultados obtidos, publicados no Journal of the National Cancer Institute, demonstraram que o risco de sofrer da doença no futuro para os idosos ou voluntários de meia idade que inseriam na sua dieta alimentos como amêndoas, amendoins, pinhões e alpercebes secos era significativamente menor do que o do outro grupo.
 
“Encontrámos evidências claras de uma relação inversa entre o consumo de vitamina E e o risco de cancro no fígado”, afirmou Zhang, citado pelo jornal britânico Daily Mail.

“A mensagem que devemos reter é que o elevado consumo de vitamina E, quer por meio da alimentação quer de suplementos, está associado a uma redução do perigo de vir a ter a doença em pessoas de meia idade ou idosos”, acrescentou.
 

O cancro no fígado é o terceiro na lista dos que mais matam em todo o mundo, sendo o quinto tipo de cancro mais comum entre os homens e o sétimo mais habitual entre as mulheres. Cerca de 85% dos casos de ocorrência da doença registam-se em países em desenvolvimento.

Clique AQUI para aceder ao estudo (em inglês).

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub