Mundo

“Frota da Liberdade” leva ajuda à Faixa de Gaza

Um navio irlandês com ajuda humanitária vai tentar furar o bloqueio naval israelita à Faixa de Gaza. O barco integrava a "Frota da Liberdade" constituída por seis navios, que pretende levar ajuda humanitária a território palestiniano, mas por problem
Versão para impressão
Um navio irlandês com ajuda humanitária vai tentar furar o bloqueio naval israelita à Faixa de Gaza. O barco integrava a “Frota da Liberdade” constituída por seis navios, que pretende levar ajuda humanitária a território palestiniano, mas por problemas técnicos ficou para trás e vai tentar nova incursão.

Apostados em furar o bloqueio imposto por Telavive, mais dois navios com ajuda humanitária deverão rumar a território palestiniano nas próximas horas. Na passada segunda-feira, perto do Chipre um dos navios que integrava a frota irlandesa foi atacado por israelitas causando mortos e feridos entre a tripulação.

Os navios trazem 10 mil toneladas de ajuda. Israel clama que deixa entrar cerca de 15 mil toneladas por semana em Gaza, mas as Nações Unidas afirmaram que é menos de um quarto do necessário, de acordo com a BBC.

Israel já fez saber que irá manter o bloqueio naval a Gaza mesmo depois de o conselho de segurança da ONU ter condenado o ataque que fez 10 mortos e três dezenas de feridos. A vinda da frota representa para Israel “uma tentativa de descredibilização” e quer ainda assegurar-se de que não entram armas ilegais no território da Palestina.

O ministro dos negócios estrangeiros da Irlanda garante, de acordo com a CNN, que irão “observar esta situação de perto – tal como o mundo inteiro – e é imperativo que Israel evite qualquer acção que leva a mais derramamento de sangue”.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório