i9magazine

Frederico Fezas Vital: Empreender, também no social

Versão para impressão

Apaixonado confesso por impacto e multiplicação social, é orador frequente em conferências sobre motivação, gestão e liderança de equipas, e promotor de vários projetos ligados à vertente social.

Fundou em 2007 a Terra dos Sonhos, uma organização sem fins lucrativos que já realizou as aspirações mais improváveis de várias crianças e jovens doentes, institucionalizadas e de idosos.

Inovar é… 

Olhar com diferentes perspetivas para aquilo que existe e juntar peças de maneira diferente, criando soluções que utilizem o contributo do que já está comprovado, com vista a obter mais e melhores resultados que criem valor para os clientes ou beneficiários.

Virtudes de um empreendedor

A capacidade de fazer acontecer o que outros não fazem por antecipação do fracasso. Capacidade de resistir, sem quebrar, às circunstâncias, obstáculos e vicissitudes que condicionam o percurso de um projeto. Uma enorme paixão pela solução criada ou pelo problema/necessidade identificados.

Coloque por ordem crescente de importância: inovação, tecnologia e ciência.

Não daria pois são três fatores concomitantes que concorrem e que apenas integrados fazem sentido. São também três faces diferentes de uma mesma realidade: é com a ciência que criamos a tecnologia que nos permite inovar.

A chave para o sucesso é…

Trabalho, foco e foco no trabalho.

A criatividade nasce em cada um de nós ou pode ser aprendida, cultivada?

Existem características genéticas, sociológicas, ambientais e circunstanciais que favorecem o ecossistema do empreendedor. Mas todos podem desenvolver as capacidades que estão na base de um empreendedor de sucesso. É muito importante perceber que um empreendedor de sucesso não é o mesmo que um empreendedor que tenha um projeto de sucesso. Um empreendedor de sucesso tem um rácio de erros/falhas versus conquistas/sucessos, bastante desequilibrado para o primeiro polo da equação. E por isso acaba por chegar a uma solução sólida. Porque tentou corrigir e sublimar os desvios. Isto, claro, se tiver usado a chave da pergunta anterior.

De que forma a criatividade ajuda a inovar no meio empresarial?

A criatividade pode facilitar a capacidade de associar recursos e soluções de forma diferente do que é feito atualmente e que se traduza em maior eficiência, eficácia, rentabilidade e mais valor para todos os envolvidos. Mas por trás da criatividade está outra característica diretamente relacionada com a capacidade de “ver mais longe” (visão) que é a ousadia. Partindo do princípio, diria que ela é tão ou mais importante que a criatividade. Para além disso existe o mito de que existem pessoas altamente criativas e outras nada. É um mito. Existem pessoas mais ousadas que outras. Mas criar, todos criamos. Todos os dias.

Lema de vida 

Viver intensamente todos os passos de cada projeto de vida.

App favorita 

Evernote.

Hobbies

Escrever, correr, ler, cantar, passear e viajar.

www.bolsadoempreendedorismo.pt

O conteúdo Frederico Fezas Vital: Empreender, também no social aparece primeiro em i9 magazine.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub