Ambiente

França: Orangotango ameaçado nasce em cativeiro

Um pequeno orangotango da espécie em vias de extinção Pongo Pygmaeus nasceu no passado dia 15 de Julho no Parque Zoológico de Amnéville, no nordeste da França. A reprodução desta espécie em cativeiro é considerada particularmente rara.
Versão para impressão
Um pequeno orangotango da espécie em vias de extinção Pongo Pygmaeus nasceu no passado dia 15 de Julho no Parque Zoológico de Amnéville, no nordeste de França. A reprodução desta espécie em cativeiro é considerada particularmente rara.

O pequeno orangotango chama-se Dwi (nome indonésio) e foi apresentado na última sexta-feira, dia 20 de Julho, avança o Parque Zoológico em comunicado. O recém-nascido está a evoluir bem e os responsáveis mostram-se surpreendidos por não terem de o retirar de perto da mãe. Julietta, a progenitora de 35 anos, está a cuidar bem da cria, amamentando-a, uma situação excecional em casos de reprodução em cativeiro.

Julieta, a mãe, e Ludi, o pai, chegaram a Amnéville em 2007, depois de terem abandonado a ilha britânica de Jersey. São, neste momento, os embaixadores da sua espécie, nativa de Bornéu, na Indonésia, e que se encontra seriamente em risco de extinção devido à devastação florestal daquela região do Sudoeste Asiático.

O habitat natural de outros animais semelhantes a este tipo de orangotango continua a ser alvo de destruição, pelo que nascimentos fora do local, como o de Dwi, são uma forma de combater a extinção. Atualmente esta espécie é protegida pelo European Endangered Species Programme.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub