Mundo

França: Mais ricos querem ajudar o país

NULL
Versão para impressão
Alguns dos detentores de grandes fortunas em França querem ajudar o país a resolver os problemas financeiros. Para tal, através de uma carta publicada esta terça-feira no site da revista Le Nouvel Observateur, solicitam ao governo que sejam taxados de acordo um imposto especial que possa contribuir para a diminuição do défice das finanças públicas e da dívida do Estado.

São cerca de 16 os membros das maiores fortunas do país – incluindo a herdeira da L’Oreal, Liliane Bettencourt, e o diretor da petrolífera Total, Christophe de Margerie – que pedem a criação de uma “contribuição especial” sobre os rendimentos mais elevados, sem afetar o cash flow das respetivas empresas, avançou a agência Reuters.

“Estamos conscientes de que beneficiamos do sistema francês e do ambiente europeu a que estamos ligados, os quais esperamos poder ajudar a preservar”, sublinham os responsáveis do documento, que incluem ainda os diretores executivos da agência de publicidade Publicis, os homólogos do banco Société Générale e o presidente da companhia Air France, entre outros.

“Num momento em que o défice das finanças públicas e as perspetivas de agravamento da dívida do Estado ameaçam o futuro da França e da Europa, e em que o Governo pede a todos um esforço de solidariedade, consideramos necessário o nosso contributo”, sublinham os signatários do apelo.

Esta iniciativa surge após o recente apelo do milionário norte-americano Warren Buffett para que as autoridades dos EUA aumentem os impostos sobre os super-ricos, como ele próprio, de forma a contribuírem para os esforços de austeridade

O Presidente francês, Nicholas Sarkozy, pretende reduzir o défice público para 5,7 por cento do PIB este ano, baixando-o para 4,6 por cento em 2012. Segundo a Reuters, as medidas para a redução do défice serão apresentadas amanhã.

Clique AQUI para aceder ao documento divulgado na revista Le Nouvel Observateur.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório