Mundo

França financia água potável e gás em Moçambique

Os dois países vão assinar um acordo de financiamento de 40 milhões de euros destinados a projetos de abastecimento de água e ainda no setor do gás. Já no ano passado o Governo de França havia auxiliado Moçambique em diversos projetos de eletrificaçã
Versão para impressão
Os dois países vão assinar um acordo de financiamento de 40 milhões de euros destinados a projetos de abastecimento de água e ainda no setor do gás. Já no ano passado o Governo de França havia auxiliado Moçambique em diversos projetos de eletrificação orçados em 20 milhões de euros, nas cidades de Maputo, Matola, Sul e Pemba.

“A França continuará a apoiar e contribuir na ajuda ao desenvolvimento”, garante Bruno Leclirc, diretor da Agência Francesa para o Desenvolvimento (AFD), em declarações à agência Lusa. “Vamos aumentar as nossas intervenções com empréstimos concessionais”, acrescenta.

O setor do gás irá beneficiar de um financiamento na ordem dos 40 milhões de euros e os projetos serão executados pela Companhia Moçambicana de Hidrocarbonatos.

Outros sete milhões de euros serão canalizados para o desenvolvimento de um programa com o intuito de reduzir as perdas em água na cidade de Maputo e participar nos trabalhos de reabilitação das infraestruturas, para um alargamento do acesso à água potável, principalmente por parte da população mais carenciada.

Recorde-se ainda que o Fundo Francês para o Ambiente Mundial financia um projeto de co-gestão da Reserva Nacional de Gilé, uma das últimas zonas selvagens da região onde estão abrigadas várias espécies em risco de extinção.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório