Mundo

França financia água potável e gás em Moçambique

Os dois países vão assinar um acordo de financiamento de 40 milhões de euros destinados a projetos de abastecimento de água e ainda no setor do gás. Já no ano passado o Governo de França havia auxiliado Moçambique em diversos projetos de eletrificaçã
Versão para impressão
Os dois países vão assinar um acordo de financiamento de 40 milhões de euros destinados a projetos de abastecimento de água e ainda no setor do gás. Já no ano passado o Governo de França havia auxiliado Moçambique em diversos projetos de eletrificação orçados em 20 milhões de euros, nas cidades de Maputo, Matola, Sul e Pemba.

“A França continuará a apoiar e contribuir na ajuda ao desenvolvimento”, garante Bruno Leclirc, diretor da Agência Francesa para o Desenvolvimento (AFD), em declarações à agência Lusa. “Vamos aumentar as nossas intervenções com empréstimos concessionais”, acrescenta.

O setor do gás irá beneficiar de um financiamento na ordem dos 40 milhões de euros e os projetos serão executados pela Companhia Moçambicana de Hidrocarbonatos.

Outros sete milhões de euros serão canalizados para o desenvolvimento de um programa com o intuito de reduzir as perdas em água na cidade de Maputo e participar nos trabalhos de reabilitação das infraestruturas, para um alargamento do acesso à água potável, principalmente por parte da população mais carenciada.

Recorde-se ainda que o Fundo Francês para o Ambiente Mundial financia um projeto de co-gestão da Reserva Nacional de Gilé, uma das últimas zonas selvagens da região onde estão abrigadas várias espécies em risco de extinção.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub