Cultura

França: Cinemateca dedica ciclo a Manoel de Oliveira

A Cinemateca Francesa, em Paris, vai organizar um longo ciclo de cinema dedicado exclusivamente ao realizador português Manoel da Oliveira. O evento, agendado para Setembro, abrirá com a projeção do seu filme mais recente, "O Gebo e a Sombra".
Versão para impressão
A Cinemateca Francesa, em Paris, vai organizar um longo ciclo de cinema dedicado exclusivamente ao realizador português Manoel da Oliveira. O evento, agendado para Setembro, abrirá com a projeção do seu filme mais recente, “O Gebo e a Sombra”.

Organizada por Mathias Lavin, especialista em estudos cinematográficos que já editou uma monografia sobre a obra de Manoel de Oliveira, a retrospetiva da Cinemateca Francesa incluirá a exibição de filmes como “Aniki Bobó”, “Perto da minha infância”, “Divina Comédia”, “Benilde ou a virgem mãe”, “os Canibais, “Non, ou vã glória de mandar”, “Inquietude”, “O estranho caso de Angélica” e diversas curtas-metragens.

De acordo com a Agência Lusa, a par da projeção dos filmes, a retrospetiva do “patriarca do cinema”, tal como é apelidado por Lavin, incluirá, ainda, uma conferência sobre a obra cinematográfica de Manoel de Oliveira. Presidida pelo organizador do ciclo, a sessão será pautada pelo lançamento de um livro sobre o filme “Vale Abraão”.

Embora já tenham sido realizados outros ciclos sobre a obra de Oliveira, Mathias salienta que a “miraculosa longevidade” e a extensa produção levaram a instituição francesa a organizar um novo certame sobre o realizador português.

O especialista em estudos cinematográficos refere-se à obra de Manoel de Oliveira como algo “produtivamente implacável” e “profundamente atual”. O recurso a várias possibilidades estéticas que impedem as produções de se fixarem num estilo imutável, “convidam a uma releitura anacrónica da história do cinema”, frisa.

O ciclo de cinema caracterizado por uma retrospetiva da obra do realizador português Manoel de Oliveira irá decorrer entre 6 de Setembro e 21 de Agosto na Cinemateca Francesa, em Paris.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório