Saúde

França: bebé nasce para salvar irmãos

Nasceu em França o primeiro "bebé medicamento" ou "bebé da dupla esperança", como o apelidam os especialistas, que foi concebido para ajudar a salvar um dos seus irmãos que sofrem de uma doença grave.
Versão para impressão
Nasceu em França o primeiro “bebé medicamento” ou “bebé da dupla esperança”, como o apelidam os especialistas, que foi concebido para ajudar a salvar um dos seus irmãos que sofrem de uma doença grave.

O pequeno Umut Talha (nome que significa “Nossa Esperança”, em turco) nasceu saudável com 3, 650 quilos, conforme avançou à agência AFP o médico René Frydman.

Nasceu da fecundação in vitro, após um duplo diagnóstico que assegurou que a criança é imune à doença genética de sangue das quais sofreram as primeiras crianças da família, como também verificar que é um dador compatível com os seus irmãos mais velhos.

O objetivo é a transplantação de sangue do cordão umbilical do recém-nascido para tratar os irmãos que sofrem de talassemia, uma doença de sangue hereditária, que causa incapacidade, anemia e requer constantes transfusões de sangue.

Nos EUA esta já é uma prática comum. Na Europa já se registaram nascimentos na Bélgica e em Espanha com propósitos semelhantes.

[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Silva]

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub