Mundo

França: animais convivem com reclusos

A prisão de Estrasburgo, em França, criou um projeto inovador: o Clube de Afinidade Animal permite que cada recluso seja responsável por um animal de estimação, cuidando da sua alimentação e bem-estar. Coelhos, porquinhos da Índia e pássaros são algu
Versão para impressão
A prisão de Estrasburgo, em França, criou um projeto inovador: o Clube de Afinidade Animal permite que cada recluso seja responsável por um animal de estimação, cuidando da sua alimentação e bem-estar. Coelhos, porquinhos da Índia e pássaros são algumas das espécies que têm ajudados os reclusos a equilibrarem o seu comportamento, responsabilidade e auto-estima.

Em declarações à BBC, a coordenadora da iniciativa refere que o convívio entre os reclusos e os animais tem o intuito de gerar três efeitos: acalma os relacionamentos entre os detidos e os guardas, diminui a tensão em todo o estabelecimento prisional e aumentar o sentido de responsabilidade e auto-estima.

Um dos prisioneiros envolvidos no projeto explica que o seu temperamento outrora colérico melhorou bastante desde que ficou responsável por um dos animais domésticos.

O facto de ter essa responsabilidade ajuda-o a abstrair-se das quatro paredes que o cercam todos os dias e, à BBC Brasil, garante que quando sair em liberdade, levará o bichinho de estimação consigo. Todos os dias, os detidos têm uma hora para desfrutarem da companhia dos animais, brincando com eles e dando-lhes afeto.

Ao ver as pequenas espécies fora das suas gaiolas e refúgios durante esse período, outro dos reclusos vê também o seu sonho de liberdade refletido: “É o seu momento de liberdade, durante uma hora”.





Ainda de acordo com a reportagem da BBC Brasil, os organizadores do Clube de Afinidade Animal esperam levar o projeto até novos estabelecimentos prisionais e também a instituições de outro tipo, como lares de idosos.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório