Cultura

Fotos perdidas de Ansel Adams são descobertas

O especialista em arte Robert Moeller confirmou, na passada segunda-feira, que os negativos achados por um pintor norte-americano correspondem, de facto, às fotografias perdidas de Ansel Adams, o cronista da paisagem e quotidiano dos EUA do início do
Versão para impressão
[Foto: © Ed Grainey]

O especialista em arte Robert Moeller confirmou, na passada segunda-feira, que os negativos achados por um pintor norte-americano correspondem, de facto, às fotografias perdidas de Ansel Adams, o cronista da paisagem e quotidiano dos EUA do início do século XX.

Há dez anos, Rick Norsigian comprou duas pequenas caixas que continham 65 negativos em placas de acrílico, por 45 dólares. A aquisição foi feita numa venda de garagem em Los Angeles, EUA, e foi agora confirmado que os negativos eram na verdade os originais perdidos de Ansel Adams, considerado o pai da fotografia nos EUA.

Estes negativos foram dados como desaparecidos desde 1937 e muitos julgaram que tivessem sido destruídos no incêndio que deflagrou no laboratório do fotógrafo nesse ano.

Após mais de um ano e meio de estudos, o especialista Robert Moeller confirmou, na segunda-feira, a autoria das imagens, cujo valor ascende aos 200 milhões de dólares (153 milhões de euros).

Ansel Adams morreu em 1983, vítima de ataque cardíaco. Em vida, para além do extenso catálogo fotográfico que desenvolveu, foi eleito membro da Academia Americana de Artes e Ciências e recebeu, em 1980, a Presidential Medal of Freedom, o mais alto galardão civil americano.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório