Cultura

Fotos panorâmicas de alta resolução de Portugal

NULL
Versão para impressão

A partir desta quinta-feira tornou-se possível observar de forma “mais detalhada” a cidade de Lisboa e outros pontos do País. Tudo graças a um projeto online desenvolvido pelo portal SAPO que disponibiliza a todos os visitantes um conjunto de fotografias panorâmicas de alta resolução.

A plataforma tem vindo a ser desenvolvida há vários meses e está agora acessível ao público. De acordo com o diretor de tecnologia do portal, citado pelo TeK SAPO, as imagens apresentadas “não são fotografias panorâmicas quaisquer”. Trata-se, sim, de “fotografias gigantes” unidas num só local com um propósito claro: “bater o recorde mundial de fotografias panorâmicas”, explica Celso Martinho.

Além disso, o projeto – denominado Panoramas – tem o objetivo de “promover o que de melhor existe no nosso país, dos pontos de vista arquitectónico, paisagístico e cultural”, acrescenta o responsável.

Acedendo ao site, é possível visualizar fotografias tiradas do Castelo de S. Jorge ou da Ponte 25 de Abril, que oferecem uma visão ampla da capital portuguesa, conhecer recantos do Jardim Botânico ou observar detalhadamente o auditório do Centro Cultural de Belém.

Em alternativa, poderá “viajar” virtualmente ao Cabo da Roca ou ir um pouco mais longe, até à Ponta de Sagres, admirando, em qualquer um dos casos, o azul intenso do mar. No futuro, o SAPO espera permitir “viagens” ainda mais longas, percorrendo os pontos mais característicos de Portugal.

As fotografias, conseguidas com equipamento fotográfico profissional da Canon e um robô GigaPan, permitem fazer grandes “zooms” e dão também ao utilizador a possibilidade de interagir, como acontece nas redes sociais: poderá, por exemplo, identificar-se a si próprio ou a amigos nas imagens exibidas online.

O projeto foi apresentado no âmbito do SAPO Codebits, um evento que já vai na quinta edição e que reúne programadores e cibernautas para discussão de ideias e participação em workshops e conferências sobre as tecnologias em destaque no mundo atual.

Clique AQUI para visitar o Panoramas.

[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório