Sociedade

Fotojornalistas portugueses vencem prémio mundial

Dois fotojornalistas portugueses estão entre os vencedores do concurso mundial "30 Under 30", promovido pela cooperativa internacional de fotógrafos Magnum Photos. Mário Cruz e José Sarmento Matos vão poder expor o seu trabalho em Inglaterra.
Versão para impressão
Dois fotojornalistas portugueses estão entre os vencedores do concurso mundial “30 Under 30”, promovido pela cooperativa internacional de fotógrafos Magnum Photos. Graças à vitória, Mário Cruz e José Sarmento Matos vão poder expor o seu trabalho na mostra “The Photography Show”, em Birmingham, Inglaterra. 
 
Mário Cruz, de 27 anos, foi distinguido pelo júri da competição pelo seu projeto “Roof“, que documenta a existência dos sem-abrigo de Lisboa, pessoas “que não vivem, sobrevivem”, conforme conta, na página oficial do concurso, este jovem português que trabalha como fotojornalista da agência Lusa desde 2008. 
 
Foi em 2013 que o fotógrafo começou a dar conta, através da sua objetiva, da vida daqueles que habitam em locais abandonados da capital portuguesa, onde nasceu, tendo já visto o seu trabalho em publicações prestigiadas como o “Lens”, blogue de fotojornalismo do New York Times, ou a plataforma “PhotoJournalism Links” da revista Time. 
 
Já José Sarmento Matos, fotógrafo 'freelance' que atualmente se divide entre Londres e Lisboa, foi premiado pelo ensaio fotográfico documental “Turning the Page”, desenvolvido em Portugal “e que se foca nas mudanças experienciadas por indivíduos traumatizados em resultado de crimes violentos sofridos no passado”.
 
“Contar a história destas pessoas deu-me a oportunidade de mostrar a sua força e a sua bravura em começar uma vida nova. Portanto, este trabalho é essencialmente para outras vítimas que enfrentam problemas semelhantes e que têm dificuldade em pedir ajuda para partilhar a sua triste realidade e para a mudar”, explica o fotojornalista. 
 
Nascido em 1988, José Sarmento Matos licenciou-se em Estudos dos Media e Jornalismo em Lisboa em 2010 e, depois de um período de trabalho na Ásia e na Austrália, trabalhou como fotógrafo na Suíça e estagiou no jornal Público. 
 
Em 2014, o português iniciou um mestrado em Fotojornalismo e Fotografia Documental no London College of Communication, em Inglaterra. Já viu, também, os seus trabalhos publicados em jornais estrangeiros como o Financial Times, The Guardian ou o Sunday Times.
 
Os 30 vencedores do concurso “30 Under 30” foram selecionados entre mais de 600 candidatos de todo o mundo com menos de 30 anos de idade e que, segundo a organização da competição, estão a trabalhar para “criar algo maravilhoso”. 
 
Todos os premiados, escolhidos por um painel de jurados composto por Gemma Padley, escritora e fotojornalista, e Josh Lustig, editor de fotografia da Financial Times Weekend Magazine, vão ter direito a expor os seus trabalhos no Reino Unido, a conhecer personalidades influentes do panorama fotográfico britânico e a receber avaliações de peritos aos seus 'portfólios'. 

Clique AQUI para conhecer todos os vencedores e os seus projetos (em inglês).

Notícia sugerida por Elsa Martins, Maria da Luz e Patrícia Guedes

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório