Sociedade

Fotojornalista João Silva recebe Ordem da Liberdade

João Silva, o repórter fotográfico português residente na África do Sul que perdeu as duas pernas no Afeganistão em Outubro de 2010, vai ser distinguido com a Ordem da Liberdade.
Versão para impressão
João Silva, o repórter fotográfico português residente na África do Sul que perdeu as duas pernas no Afeganistão em Outubro de 2010, vai ser distinguido com a Ordem da Liberdade.
 
De acordo com as declarações de uma fonte da embaixada de Portugal em Pretória à Agência Lusa, a distinção será conferida a João Silva pelo embaixador João Ramos Pinto, na próxima quinta-feira, na Embaixada de Portugal em Pretória. 
 
“A Ordem da Liberdade destina-se a distinguir serviços relevantes prestados em defesa dos valores da civilização, em prol da dignificação da pessoa humana e à causa da liberdade”, como está explícito na página web das ordens honoríficas portuguesas.
 
João Silva, um dos mais consagrados fotojornalistas de conflitos do mundo, nasceu em Lisboa e reside, desde muito novo, na África do Sul. Foi neste país que o seu trabalho começou a ganhar destaque, a partir dos anos 90.
 
Ao longo do seu percurso profissional já foi correspondente de meios de comunicação internacionais como a Reuters, a Associated Press ou, mais tarde, o New York Times.
 
Foi ao serviço do jornal americano que João Silva se encarregou de fotografar uma missão americana de serviço no Afeganistão, durante a qual pisou uma mina e perdeu as duas pernas.
 
Nos meses que se seguiram, o fotojornalista foi sujeito a mais de três dezenas de operações destinadas a reparar os danos provocados pela explosão da mina e a várias horas de fisioterapia e adaptação às próteses que lhe permitem hoje andar de novo. 
 
Recentemente, João Silva afirmou-se preparado para regressar ao trabalho, ainda que limitado pela condição física.  

[Notícia sugerida por Sofia Baptista, Vítor Fernandes e Maria Manuela Mendes]

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub