Sociedade

Fotógrafos portugueses somam prémios na Europa

A fotografia portuguesa está em ascensão além-fronteiras. Três fotógrafos nacionais foram, esta segunda-feira, distinguidos pela Federação Europeia de Fotógrafos (FEP) e um deles, Diogo Freitas, foi mesmo eleito Fotógrafo Europeu do Ano.
Versão para impressão
A fotografia portuguesa está em ascensão além-fronteiras. Três fotógrafos nacionais foram, esta segunda-feira, distinguidos pela Federação Europeia de Fotógrafos (FEP) e um deles, Diogo Freitas, foi mesmo eleito Fotógrafo Europeu do Ano no âmbito da competição promovida anualmente pela entidade.
 
Os nomes dos vencedores das “câmaras” de ouro, prata e bronze foram revelados durante uma cerimónia que se realizou em Trieste, Itália. Além de ter conquistado o título de Fotógrafo Profissional Europeu do Ano 2015, Diogo Freitas somou, também, uma “câmara” de ouro na categoria de fotografia ilustrativa.
 
Na mesma categoria, um outro fotógrafo português, Diamantino Jesus, esteve, também, em destaque, arrecadando a “câmara” de prata. A completar o pódio com a “câmara” de bronze ficou Vesa Tyni, da Finlândia. 
 
Portugal está ainda representado entre os vencedores da categoria de “Paisagem”, na qual o grande vencedor foi o fotógrafo português Alexandre Manuel, a quem o júri do concurso atribuiu a “câmara” de ouro. 
 
A competição organizada pela Federação Europeia de Fotógrafos premiou ainda profissionais de vários países europeus nas categorias “Comercial”, “Retrato”, “Reportagem” e “Casamento” e distinguiu diversos estudantes e jovens fotógrafos, bem como três fotógrafos internacionais da Malásia, Samoa e EUA. 

Fotografia nacional tem sido amplamente premiada

De realçar que, tal como o Boas Notícias tem noticiado, a fotografia nacional tem sido amplamente premiada no estrangeiro nas últimas semanas.

No início de Fevereiro, dois fotojornalistas portugueses estiveram entre os vencedores do concurso “30 Under 30” promovido pela cooperativa internacional de fotógrafos Magnum Photos.

Já esta semana, o português Nuno Sá foi eleito “Fotógrafo Subaquático do Ano” durante o “Underwater Photographer of the Year 2015”, concurso mundial que distingue os melhores trabalhos de fotografia subaquática. 

Também na área da astronomia o trabalho dos fotógrafos portugueses tem sido alvo da atenção internacional. Recorde-se que, esta segunda-feira, a NASA escolheu para “Imagem do Dia” um trabalho do astrofotógrafo nacional Nuno Serrão.
 

Clique AQUI para conhecer todos os vencedores do concurso da FEP (em inglês).

Notícia sugerida por César Nunes

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório