Espetáculos e Exposições

Fotógrafo português expôs fotografias com cheiro

Um fotógrafo português quis desafiar os amantes da fotografia numa exposição que conjugou imagem e cheiros como um todo. A cada uma das trinta e uma fotografias expostas, Nelson Vaz associou uma fragrância, numa experiência que levou a imaginação dos
Versão para impressão
Um fotógrafo português quis desafiar os amantes da fotografia numa exposição que conjugou imagem e cheiros. A cada uma das 31 fotografias que estiveram expostas, no final de Dezembro, em Lisboa, Nelson Vaz associou uma fragrância, numa experiência que estimulou a imaginação dos visitantes.
 
O objetivo foi, desde o início, apenas um: “transportar o visitante para dentro da fotografia”. Para isso, Nelson Vaz contou com a ajuda exclusiva do perfumista Olivier Paget, autor das essências associadas a cada uma das imagens expostas.
 
“Cada um dos aromas foi criado numa tentativa de agregar, numa só fragrância, um conjunto de cheiros que compusessem a respetiva foto. Em vez de focar um elemento fundamental ou característico da paisagem, o pretendido era harmonizar as suas diferentes componentes”, conta o fotógrafo à RTP.
 
Engenheiro aeronáutico de profissão, Nelson Vaz quis desafiar a imaginação daqueles que visitassem a exposição 'Above & Beyond Senses' com perguntas como, por exemplo, 'afinal, a que cheira um glaciar na Argentina ou uma montanha na Patagónia?'.
 
As reações foram mais que muitas e estenderam-se entre miúdos e graúdos. Numa das trinta e uma fotografias, uma visitante dizia que lhe cheirava a 'árvores, montanhas e natureza'. Perante a foto de uma praia no Brasil, uma outra admiradora conta que o aroma não é “um cheiro básico de maresia ou de peixe, mas sim um cheiro mais rebuscado que puxa as nossas memórias e as nossas lembranças”. 
 
Frente a frente com uma paisagem paradisíaca de Bora-Bora, um espetador garantiu cheirar-lhe à madeiras dos 'bungalows' onde os turistas ficam alojados, ao abrir o recipiente que exala o respetivo aroma. Cheiros como 'África' e 'terra com chuva' também foram referidos, numa exposição que esteve patente no final de Dezembro, no Hotel Myriad, em Lisboa.

Saiba mais sobre esta combinação inédita entre fragrâncias e fotografias AQUI, no site pessoal do fotógrafo Nelson Vaz.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub