Cultura

Fotógrafo celebra comunhão entre a família e a natureza

Paz, inocência, amor. Estes são apenas alguns dos adjetivos que transbordam da coleção de fotografias que Alain Laboile captou na região de Bordeaux (França), onde vive com a sua família. O Boas Notícias falou com o fotógrafo por detrás destas imagen
Versão para impressão
Paz, inocência, amor. Estes são apenas alguns dos adjetivos que transbordam da coleção de fotografias que Alain Laboile captou na região de Bordeaux (França), onde vive com a sua família. O Boas Notícias falou com o fotógrafo por detrás destas imagens onde a natureza espreita a toda a hora.

por Patrícia Maia
 
Todas as fotos de Alain Laboile são inesperadas, talvez pela forma como consegue captar a luz e o movimento. Mas de todos os seus trabalhos, a coleção “La Famille” é, sem dúvida, a que tem feito mais sucesso. Nas imagens, Laboile revela momentos do quotidiano da sua família no campo, onde vivem em contacto permanente com a natureza e sem televisão – embora tenham computadores, ressalva o fotógrafo.
 
Aliás, Alain admite, em entrevista ao Boas Notícias, que a natureza teve sempre uma forte influência na sua vida pessoal e é algo de que não está disposto a abdicar. “Nasci no campo e passei a minha infância no meio da natureza. Quando eu e a minha mulher quisemos construir uma família, decidimos que queríamos que eles crescessem num ambiente igual”, explica.
 
Image and video hosting by TinyPic O fotógrafo francês não tem dúvida de que os seus filhos são pessoas diferentes daquelas que seriam se vivessem na cidade. “As nossas crianças vivem ao ritmo das estações do ano e estão sempre a brincar lá fora, mesmo quando está frio. Conhecem a fauna local e são muito próximas entre si. Na cidade, teriam muitas mais solicitações e cada um iria viver para si próprio”, defende.
 
As fotografias desta coleção a preto e branco confirmam as palavras de Alain. Nas imagens podemos ver os filhos do casal em total harmonia com a natureza: mergulham nus na água do tanque, esgravatam a terra, transformam objetos inesperados em brinquedos, sujam os pés na lama, penduram-se nas árvores, acariciam os animais, abraçam-se.
 
Reações de todo o mundo
 
Alain admite que a reação do público às suas imagens – que se têm tornado virais na internet e nas redes sociais – tem sido “formidável”. “Recebemos mensagens de entusiasmo de todo o mundo, as pessoas ficam muito sensibilizadas com o tipo de vida que escolhemos viver. Muitas vezes, estas fotografias fazem as pessoas recuar até à sua própria infância ou refletir sobre a vida que levam agora. São por vezes momentos muito emotivos”, conta Alain.
 
Alain recorre apenas à máquina fotográfica para fazer as suas imagens. Mas em certos trabalhos, como por exemplo na coleção “Reflexion autour du bassin” (“Reflexões em torno do Alguidar”, em português), Alain vai um pouco mais para além da fotografia.

Nesta série, o fotógrafo usa a sua câmara sobre cenários criados por si e pelos seus filhos, registando o reflexo dessas imagens na água, para dar origem a obras de arte que se aproximam mais da pintura do que da fotografia. “Essa é a minha coleção mais onírica”, explica Alain, “os meus filhos ajudam a criar os cenários e adoram, para eles é como um jogo”.
 
Momentos preciosos do dia-a-dia

Alain diz que nunca trabalha por encomenda, dedicando “todo o tempo ao trabalho de autor e a captar momentos preciosos do dia-a-dia que de outra forma poderiam ficar esquecidos”.

Image and video hosting by TinyPic
As fotografias de Alain Laboile estão a ser amplamente partilhadas na internet e recolhem reações emocionadas vindas de todo o mundo

Além de vender as suas imagens, o fotógrafo faz exposições com regularidade, já esteve inclusive nos Estados Unidos e no Japão, admitindo que estaria disponível para trazer os seus trabalhos até Portugal, “caso alguma galeria séria o contactasse com uma proposta”.

Enquanto as imagens deste fotógrafo ‘da família e da natureza’ não chegam ao nosso país, vale a pena perder (ou ganhar?) alguns minutos para visitar o site oficial de Alain Laboile e ver as suas fotografias inspiradoras.

Clique AQUI para visitar o site oficial de Alain Laboile.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub