Cultura

Fotografia: “um momento captado no mundo”

E se milhares de pessoas em todo o mundo tirassem fotografias no mesmo momento e fizessem upload dessas fotografias num álbum digital único? Foi isso mesmo que o blogue fotográfico do jornal New York Times, o LensBlog, propôs que se fizesse no passad
Versão para impressão
E se milhares de pessoas em todo o mundo tirassem fotografias no mesmo momento e fizessem upload dessas fotografias num álbum digital único? Foi isso mesmo que o blogue fotográfico do jornal New York Times, o LensBlog, propôs que se fizesse no passado dia 2 de maio às 15:00 U.T.C.(Tempo Universal Coordenado) .

Ao chamado terão respondido 10 mil fotógrafos profissionais e amadores de todo o mundo. O resultado de “A Moment in Time” já pode ser visto online numa galeria interativa com fotografias surpreendentes.

“Onde quer que estejam esperamos que tenha uma câmara fotográfica ou o telemóvel – à mão” foi o repto lançado pelo jornal a 8 de abril para que todos tivessem tempo de se preparar para o dia em questão.  

Os responsáveis pela iniciativa do NY Times mostraram-se acima de tudo surpreendidos com o feedback e resposta das pessoas que se preocuparam em mostrar os seus mundos. E como confessam no blogue, até surpreendidos com “mais alguns gatos, cães, túlipas e chávenas de café do que estávamos à espera de ver, verdade seja dita”.

“São fotografias sensíveis, tiradas com cuidado e com carinho. Claramente os nossos leitores pensaram antecipadamente o que queriam mostrar. E isso nota-se nas fotografias”.

A galeria, que pretende ser um mosaico global de um momento no mundo, pode ser navegada geograficamente ou por temas como família, desporto ou artes. Devido à inundação de fotografias houve alguns problemas técnicos na receção e edição das fotografias já que o sistema não estava preparado para a quantidade de material que receberam.

Para certificar a autenticidade da hora em que foi tirada a fotografia é possível denunciar incongruências. Por exemplo, fotografias que mostram chuva em Istambul quando a maioria das outras fotografias tirada nessa mesma altura mostram sol são retiradas. A equipa do Lens pergunta ao fotógrafo para que explique o sucedido e possa ver de novo a sua fotografia incluída; os que não responderam vêm a participação anulada.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório